São Paulo “ganhará” novas motos e scooters elétricas; conheça modelos
A Awto, plataforma de veículos compartilhados, começa a operar em dezembro em SP, com novas motos e scooters elétricas fornecidas pela Voltz.
A Awto, plataforma chilena de compartilhamento de veículos, começa a operar comercialmente no Brasil em dezembro, como novas motos e scooters elétricas fornecidas pela Voltz. Inicialmente, as operações se concentrarão na zona oeste da cidade de São Paulo, que possui a maior frota de motocicletas do País e uma enorme demanda por serviços que priorizem a mobilidade.
A partir do último mês do ano, os paulistanos poderão rodar com as motos produzidas pela montadora brasileira no Polo Industrial de Manaus (PIM), no Amazonas, utilizando o aplicativo da Awto. Os primeiros modelos disponibilizados serão 50 unidades da Voltz EVS, uma moto elétrica da categoria street. Até fevereiro de 2023, 150 novas scooters elétricas do modelo EV1 Sport estarão disponíveis no app.
Awto planeja levar novas motos e scooter elétricas para outras capitais
As operações da Awto no Brasil têm início este mês, em caráter experimental, com usuários convidados. A área de atuação será expandida para outras regiões da capital paulista conforme novas motos e scooters elétricas sejam adicionadas à plataforma.
A empresa chilena afirma que seus serviços com motocicletas da Voltz ganharão, em breve, vários outros centros urbanos importantes, como Curitiba (PR), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).
“O negócio com a Awto vem ao encontro dos valores da Voltz sobre a necessidade de facilitar a mobilidade urbana com sustentabilidade. Quem vive nas grandes cidades procura cada vez mais se locomover com segurança e rapidez e os produtos da Voltz oferecem uma viagem limpa de emissões de carbono, com tecnologia e gastando menos”, destaca Renato Villar, CEO da Voltz.
“Para a Awto, oferecer veículos de qualidade através de uma plataforma robusta de compartilhamento de veículos gerenciada por nós e nossos grandes parceiros, como a Voltz, é premissa base para entregar uma experiência diferenciada para nossos clientes”, afirma Leonardo Bieberbach, CEO da Awto no Brasil.
Veja como funciona o app que oferece novas motos e scooters elétricas
As motos da Voltz receberão a tecnologia da Awto e um baú com dois capacetes dentro. Assim que o cliente se cadastrar e fizer a reserva de uma das motos via aplicativo, o baú poderá ser destravado e a moto liberada para utilização.
O veículo elétrico poderá ser entregue em qualquer ponto de estacionamento autorizado. Ou seja, pode ser devolvido em local diferente ao da retirada – um diferencial da Awto que faz toda a diferença na rotina de quem usa esse tipo de serviço.
A startup chilena afirma que as baterias estarão sempre carregadas. Toda vez que as células de energia atingirem um nível de carga inferior a 20%, uma equipe da Awto passará pelas novas motos e scooters elétricas trocando as baterias, fazendo limpeza e pequenas manutenções.
Com um investimento inicial de R$ 30 milhões, a Awto chegará a 350 veículos, entre carros e motos, circulando pelas ruas da capital paulista até o início de 2023.
Veja a seguir um pouco mais sobre as novas motos e scooters elétricas da Voltz que poderão ser utilizadas pelos usuários do aplicativo
Voltz EVS
Modelo da categoria street, a Voltz EVS tem foco no no uso urbano. A moto agrega funções de conectividade e inteligência artificial, contando com baterias de lítio de 72V e um motor elétrico de 3.000 W, o equivalente a 4 cavalos, com pico de até 7.000 W (9,4 cv).
A autonomia é de 120 km. Mas com o uso opcional de duas baterias, o alcance chega a 180 km. A velocidade máxima é de 120 km/h.
O modelo tem uma versão para uso profissional de entregadores, chamada Voltz EVS Work, lançada recentemente em parceria com o app iFood para facilitar o acesso dos entregadores a novas motos elétricas.
Voltz EV1 Sport
A scooter elétrica Voltz EV1-Sport é a proposta mais urbana e versátil da marca brasileira. Seus diferenciais são o design moderno, com luzes diurnas de LED e guias de LED na traseira, além de farol e lanterna de diodos.
A scooter é equipada com um motor elétrico de 3.000 W (4 cv) de potência, que pode chegar a 4.500 W (6 cv). Com apenas uma bateria, a moto tem autonomia de 100 km. Com outra célula de energia adicional, o alcance chega a 180 km. A velocidade máxima é de 75 km/h.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.