Volkswagen Fusca vai sair de linha mais uma vez; veja a evolução do besouro
O Volkswagen Fusca vai se despedir do mercado mais uma vez. A terceira reencarnação do besouro não será mais produzida a partir de 2019, segundo comunicado.
O Volkswagen Fusca vai se despedir do mercado mais uma vez. A terceira reencarnação do besouro não será mais produzida a partir de 2019, segundo o comunicado de sua fabricante. Para encerar mais este ciclo na trajetória do modelo, uma série especial será lançada. A Final Edition estará disponível em duas configurações no mercado norte-americano. Vale lembrar que o carro não é vendido no Brasil desde o começo deste ano.
Lançada em 2012, a terceira geração do Fusca foi criada para substituir o New Beetle. Ele utiliza a plataforma da sexta geração do Golf, que nunca desembarcou no Brasil. Seu visual era mais esportivo que o modelo anterior, principalmente por conta do teto mais baixo. Porém, assim como a segunda geração, esta geração também era mais um veículo de imagem, ao contrário do original, que era feito para ser popular.
Apesar de confirmar o fim da produção da geração atual, a marca não cravou que o Fusca deixará de ser produzido definitivamente. Hinrich J. Woebcken, presidente e CEO da Volkswagen Group of America, negou que exista um substituto imediato, mas deixou no ar um futuro elétrico para o Fusca. O executivo disse que “nunca se deve dizer nunca” e citou o I.D Buzz, que é um sucessor a eletricidade da Kombi.
Volkswagen Fusca Final Edition
Disponível nas carrocerias cupê e conversível, a série de despedida do Volkswagen Fusca terá duas cores exclusivas. O Safari Uni e o Stonewashed Blue foram desenvolvidas para esta última série do besouro. A versão SE utiliza rodas de 15 polegadas, enquanto que a Final Edition SEL, mais completa, é equipada com modelos de 18 polegadas com visual retrô.
A opção mais recheada também conta com faróis bi-xenon com luzes diurnas em LED. Itens como central multimídia, chave presencial e volante multifuncional equipam ambas as versões. Sob o capô, todas as configurações da série de despedida vão utilizar o motor turbo de 2,0l TSI com 176 cv de potência e torque máximo de 25,4 kgfm.
Evolução
Na galeria, confira as imagens da última série do Fusca e a evolução do modelo desde o original, nos anos 1930.
Projetado por Ferdiand Porsche, um dos primeiros protótipos do Fusca já tinha desenho semelhante ao modelo de produção; portas abriam no sentido contrário, também conhecidas como suiçidas |Foto: Divulgação
Em 1938, antes da II Guerra Mundial, o Volkswagen já tinha suas linhas definitivas |Foto: Divulgação
Após o fim da guerra, em 1945, as primeiras unidades do Fusca começam a sair da linha de montagem de Wolfsburg, na Alemanha |Foto: Divulgação
Em 1949, os primeiros modelos do Fusca chegavam aos Estados Unidos |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
VW Fusca 1949 norte-americano |Foto: Divulgação
Quatro anos mais tarde, em 1953, a Volkswagen chega oficialmente no Brasil, e passa a trazer unidades desmontadas do Fusca, montando-os em solo nacional na fábrica do Ipiranga |Foto: By Spurzem – Lothar Spurzem (Own work) [CC BY-SA 2.0 de], via Wikimedia Commons
Nessa época, o besouro tinha a janela dividida em dois |Foto: CC BY-SA 2.0 de, Link
Antiga sede da VW no bairro do Ipiranga, em SP |Foto: Divulgação
Em 1959, com a inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o Fusca enfim passou a ser produzido nacionalmente, e com a janela traseira inteiriça |Foto: CC BY-SA 3.0, Link
Na linha 1961, o Fusca nacional ganhou as famosas setas nos para-lamas, substituindo as “bananinhas” nas laterais |Foto: Divulgação
Uma nova lanterna traseira, maior e com a seta mais visível |Foto: By Mark Hillary from Serra Negra, São Paulo, Brazil (1961 VW Fusca) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons
Na década seguinte, os para-choques foram redesenhados, ficando menores em altura |Foto: Divulgação
Em 1970, novas lanternas foram lançadas, agora com a luz de ré incorporada no desenho |Foto: Divulgação
VW Fusca 1500 |Foto: By Renzo Maia;cropped and adjusted by uploader Mr.choppers (DSC00800.JPG) [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons
Durante os anos 1970, a produção do Fusca bateu a marca de 1,5 milhão de carros produzidos |Foto: Divulgação
No fim da década, em 1979 e com 20 anos de produção nacional, o Fusca recebeu lanternas maiores e circulares, que logo receberam o apelo de “Fafá”, por causa da cantora Fafá de Belém |Foto: Reprodução/internet
Depois de ter a produção interrompida em 1986, o Fusca voltou em 1993, devido a um pedido do então presidente do Brasil, Itamar Franco; a produção se encerrou por completo em 1996 |Foto: Divulgação
VW Fusca “Itamar” |Foto: Divulgação
Por mais que Fusca tenha mudado muito no Brasil ao longo dos anos, o País nunca recebeu a maior evolução do modelo. Nos anos 1970, ele recebeu diversas melhorias em alguns mercados, como nos Estados Unidos e na Alemanha, com para-brisa maior, suspensão mais moderna na dianteira (tipo McPherson), porta-malas maior e até injeção eletrônica |Foto: Murphy1303 [CC BY 2.5, GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons
O México foi o último País a encerrar a produção do Fusca, em 2003 |Foto: By Alfacevedoa – Own work, Public Domain, Link
Derivado do Golf de quarta geração, o New Beetle foi lançado em 1998 para ser a versão moderna do Fusca; ficou em produção até 2010, mas só veio ao Brasil como importado |Foto: Divulgação
VW New Beetle |Foto: Divulgação
Em 2010 uma nova tentativa de relançar o Fusca foi feita. A nova versão tinha visual mais esportivo, chegando ao Brasil em 2012 |Foto: Diuvlgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.