Dicas e cuidados de manutenção para manter o carro em dia nas férias
Com as férias escolares de julho, muitos motoristas planejam viagens de carro. Antes de pegar a estrada, é fundamental saber o estado do veículo
Com as férias escolares de julho se aproximando, muitos motoristas planejam viagens de carro com a família. Antes de pegar a estrada, é fundamental saber o estado do veículo, de preferência agendando uma revisão para a checagem dos principais componentes do automóvel.
A fundadora da Escola do Mecânico Sandra Nalli acredita que no mês de junho é o período ideal para realizar a revisão do veículo. Ela separou alguns pontos que precisam ser observados antes das viagens.
LEIA MAIS: 6 dicas para uma troca de óleo ideal e ecológica
Ford confirma novo visual do EcoSport antes do Salão de Buenos Aires; veja os detalhes
Condições dos pneus
São eles que mantém o carro em contato com o solo, então é importante que estejam em perfeitas condições de uso. Ela explica que a troca do pneu é recomendada quando a banda de rodagem chega a 1,6 mm. Ressalta que também é importante verificar as laterais dos pneus, caso encontre bolhas e calosidades, eles devem ser substituídos. A calibragem errada influencia no desgaste dos pneus e no aumento do consumo de combustível. Calibre a cada 10 dias, preferencialmente com pneus frios e sempre observe a pressão indicada no manual do proprietário, nas etiquetas colocadas nas laterais das portas ou tampa do tanque de combustível. O estepe não pode ser esquecido as condições de carga não podem ser deixadas de lado.
Suspensão e Alinhamento
Em conjunto com os pneus promovem a boa dirigibilidade do carro. Veículo desalinhado provoca instabilidade e insegurança, principalmente nas curvas. Procure sua oficina de confiança e agende uma inspeção – preferencialmente deve ser realizada a cada 15 mil quilômetros – ou em uma situação especial, como ter sofrido um baque violento ao passar por um buraco.
Sistema de Freios
Cheque discos, pastilhas, tambores e fluido. Vazamentos indicam defeito no sistema. Por isso, se o nível estiver baixo, leve o carro ao mecânico. Nalli recomenda que aproveite a visita para verificar todos os fluidos do carro, como o da direção hidráulica, do arrefecimento, além do óleo do motor e do câmbio.
Bateria
Peça bastante exigida, precisa de um diagnóstico assertivo. Algumas oficinas oferecem um teste que informa o tempo de vida útil da bateria e condições do alternador.
Palhetas
Chuva ou cerração podem exigir o uso do limpador de para-brisa, então verifique as palhetas. Se o carro estiver parado por muito tempo e ou acumulando poeira, as palhetas podem estar enferrujadas e ou ressecadas. Procure limpar o vidro com um pano úmido retirando todas as impurezas. Se sua palheta estiver de fato com problema, busque um especialista, que possa fazer a regulagem de seus braços de fixação.
Sandra Nalli lembra que o motorista não deve esquecer de verificar as lâmpadas e se todos os equipamentos de segurança estão no carro. Levando o veículo em uma oficina de confiança o motorista previne quebras inesperadas e garante a segurança no trânsito.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.