A Ford e o Governo do Estado da Bahia assinaram o contrato de transação para reversão da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo estado.
Ford entrega imóvel de fábrica de Camaçari ao Governo da Bahia
De acordo com o material divulgado pela montadora esse contrato segue a legislação estadual existente.
Com isso, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana.
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Inaugurada em outubro de 2001 e descontinuada em 2021, a fábrica da Ford em Camaçari recebeu investimentos iniciais de US$ 1,2 bilhão, em valores da época.
Ao longo dos vinte anos de Bahia, a montadora chegou a fabricar 250 mil carros por ano. Além disso, em 2015 alcançou a marca de 1 milhão de veículos produzidos. No entanto, sua saída do Brasil encerrou um ciclo de sucesso no país.
Atualmente, alguns dos veículos da marca no país são produzidos na Argentina e México, como é o caso da Ranger e do Territory.
Fábrica vai para BYD
Em julho, a BYD anunciou a compra da fábrica de Camaçari, mas os números não foram divulgados. Na ocasião, a montadora chinesa anunciou durante cerimônia na capital baiana com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), investimentos na casa dos R$ 3 bilhões.
A produção estimada será de 150 mil unidades por ano, mas pode chegar a 300 mil unidades já na primeira fase de implementação. A princípio, os carros produzidos vão alimentar o mercado local e latino e até europeu.
A inauguração da unidade está prevista para este mês, inclusive com a presença do CEO da montadora, Wang Chuanfu.
A nova fábrica começa a operar no segundo semestre de 2024 com a produção de modelos como o Song Plus e Dolphin (já confirmados).
Histórico no país
Esta não é a primeira fábrica BYD no país, mas será a maior e com linha de produção mais sofisticada.
Em 2015, a empresa inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP).
Em 2017, a segunda fábrica, também em Campinas, no entanto, destinada a produção de módulos fotovoltaicos.
A terceira operação, voltada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4), veio em 2020 no Polo Industrial de Manaus (PIM).