Renault planeja “super híbrido” para acabar com a ansiedade de autonomia
Renault estuda sistema "super híbrido" com extensor de autonomia para seus novos elétricos. Tecnologia promete mais de 1.000 km de alcance e estreia em 2028. Confira!
A Renault está recalibrando sua estratégia de eletrificação. Diante de uma adoção de veículos elétricos (VEs) mais lenta do que o previsto em certas regiões, a fabricante francesa estuda equipar seus próximos lançamentos com um sistema de propulsão “super híbrido”, capaz de oferecer mais de 1.000 km de autonomia.
Renault planeja “super híbrido” para acabar com a ansiedade de autonomia
O coração dessa inovação é o sistema C15, desenvolvido pela Horse Powertrain (parceria entre Renault e Geely). Trata-se de um motor compacto de 1,5 litro que, surpreendentemente, possui o tamanho de uma pasta executiva.
Diferente dos híbridos convencionais, este motor não traciona as rodas; sua única função é atuar como um gerador para carregar a bateria enquanto o carro circula. O sistema oferece duas variantes:
Aspiração natural: 94 cv.
Turboalimentada: 161 cv (focada em veículos maiores).

Flexibilidade nos Segmentos C e D
Segundo Bruno Vanel, chefe de produto da Renault, a marca precisa de “flexibilidade” para atender mercados onde a infraestrutura de recarga ainda é precária, como o sul da Europa. A ideia é que o cliente usufrua da experiência de condução elétrica, mas com a segurança de um motor a combustão para emergências ou longas viagens.
“Os super híbridos podem ajudar as pessoas a entrar no mundo elétrico com menos ansiedade. Com 1.000 km de autonomia, você sabe que chegará ao destino mesmo sem pontos de recarga pelo caminho”, afirmou Vanel.
[lazy recomendador]
acima_titulo= Valores atualizados
titulo=Quanto está valendo esse carro hoje?
desc= Compare o valor de carros na tabela Fipe e saiba se vale a pena fazer negócio!
botao= Consultar Tabela Fipe
sub_botao=* Você permanecerá no site atual
link= https://garagem360.com.br/tabela-fipe/
imagem= https://blog.usadosbr.com/wp-content/uploads/2016/07/Blog-16.png
[/lazy_recomendador]Nova Plataforma para 2028
A nova tecnologia deverá estrear na futura plataforma da Renault, prevista para 2028. Esta base promete ser 40% mais barata que a atual e servirá de alicerce para a versão de produção do conceito Emblème — que pode vir a ser o sucessor do icônico Mégane.
Vale ressaltar que a Renault não pretende adaptar os modelos elétricos atuais; a solução de extensor de alcance será exclusiva para a nova geração de veículos de médio porte.
Leia aqui: 1.000 km sem parar: carro “esquisito” da Renault quebra recorde e choca o mercado
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.