Hyundai HB20 Turbo 2023: o que melhorou e o que deixou a desejar

O Hyundai HB20 foi o hatch mais vendido do país em 2021 e é o carro de passeio mais comercializado no Brasil em 2022 até o momento. Ele passou por importantes aprimoramentos com a renovação de linha, o novo Hyundai HB20 2023. Veja quais são eles, bem como o ponto que deixou a desejar no modelo.

Hyundai HB20 2023: veja o que mudou no modelo
Hyundai HB20 2023: veja o que mudou no modelo (Foto: Nicole Santana / Garagem 360)

Hyundai HB20 Turbo 2023: os lados positivos e o ponto negativo do hatch

No início de julho a Hyundai comprovou que se mexe sim em time que está ganhando. O carro de passeio mais vendido de 2021, bem como o mais comercializado em 2022, até o momento, o Hyundai HB20 ganhou atualizações capazes de tornar o compacto ainda mais competitivo.

Disponível em um total de sete versões, o hatch tem preços que variam de R$ 76.6690 e R$ 114.390, no caso da configuração topo de linha, a Platinum Plus, dotada de motor 1.0 Turbo e transmissão automática.

VEJA TAMBÉM

A configuração conta com uma série de melhorias, como a importante renovação do design, o maior nível de segurança, bem como a permanência do motor eficiente.

Visual renovado

Uma das melhorias mais significativas aconteceu no visual externo do hatch. A dianteira foi completamente atualizada com a introdução de uma nova grade frontal que conta com elementos paramétricos, como faróis com DRL, que na versão Platinum Plus é em LED.

Outros destaques são o para-choque mais volumoso, que agora abriga as luzes de seta, e para-lamas e capô mais horizontais, trazendo maior sofisticação e robustez.

A traseira do novo Hyundai HB20 foi reestilizada e também cresceu. Ela traz agora lanternas integradas que cruzam o carro de lado a lado, em linha com outros modelos recentes da Hyundai, como os novos Tucson e Elantra.

A harmonia entre o novo para-choque com elementos em preto fosco, as novas lanternas traseiras em LED, as luzes de seta e de ré posicionadas no para-choque e a tampa do porta-malas de maiores dimensões tornam o visual ainda mais tecnológico e moderno.

As maiores dimensões externas combinam com as novas rodas de liga leve de 16” com acabamento diamantado, que cresceram em relação as rodas de 15” utilizadas anteriormente.

Segurança aprimorada

Um dos pilares do novo Hyundai HB20 2023 é o nível de itens de segurança do veículo. A versão topo de linha inclui Assistente de Centralização em Faixa (LFA), Assistente de Permanência em Faixa (LKA), Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA) e Assistente de Ponto Cego (BCA).

Outro alerta inédito no hatch é o de Saída Segura (SEW), Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo (FCA), o Alerta de Presença nos Bancos Traseiros (ROA), Detector de Fadiga (DAW), o Farol Alto Adaptativo (HBA) e o Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).

Hyundai HB20 2023: veja o que mudou no modelo
Hyundai HB20 2023: veja o que mudou no modelo (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Motorização permanece a mesma, e isso é bom

Embaixo do capô não houve modificações, o que é considerado um ponto positivo, uma vez que o motor Kappa 1.0 Turbo GDI gera potência de 120 cv e torque de 17,5 kgf,m independente do combustível. Ele atua em conjunto com a transmissão automática de seis marchas.

O conjunto motriz é responsável por gerar uma velocidade máxima é de 190 km/h e o de 0 a 100 km/h é feito em 10,7 segundos.

R$ 115 mil no Hyundai HB20?

Um dos pontos que pode prejudicar a venda do hatch é o valor de investimento. A versão topo, por exemplo, é comercializada por R$ 114.390. Por mais que a tendência dos altos valores não esteja restrita ao veículo, com quase R$ 115 mil é possível levar um SUV para casa.

Dentro da própria Hyundai, o Creta Action é ofertado por R$ 110.690. Por R$ 115.790 é possível ter na garagem o Fiat Pulse Audace, umas das versões mais equipadas e completas do SUV da montadora italiana.

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar