PL do Mototáxi em São Paulo vira ‘Proibição Disfarçada’, alerta Associação de Mobilidade

Amobitec critica PL do mototáxi em São Paulo, classificando-o como "proibição disfarçada". Saiba quais exigências (placa vermelha, credenciamento) inviabilizam a operação de motociclistas de aplicativo.

A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) se manifestou duramente nesta sexta-feira (6/12) contra o Projeto de Lei (PL) aprovado em primeira votação na Câmara Municipal de São Paulo, que busca regulamentar o funcionamento dos serviços de mototáxi e entregas por aplicativo na capital.

PL do Mototáxi em São Paulo vira ‘Proibição Disfarçada’, alerta Amobitec

Segundo a entidade, que representa as plataformas digitais, o texto aprovado – por 29 votos a 9 – não regula, mas sim representa uma “proibição disfarçada” do serviço, além de ser potencialmente inconstitucional. A Amobitec argumenta que as novas exigências inviabilizam a operação dos motociclistas de aplicativo na cidade.

Um dos pontos mais criticados pela Amobitec é a imposição de um credenciamento prévio obrigatório, tanto para as empresas quanto para os motociclistas, junto à Prefeitura de São Paulo.

PL do Mototáxi em São Paulo vira 'Proibição Disfarçada', alerta Amobitec - Foto: Getty Images
PL do Mototáxi em São Paulo vira ‘Proibição Disfarçada’, alerta Amobitec – Foto: Getty Images

O projeto estabelece um prazo de análise de até 60 dias, que pode ser prorrogado por tempo indeterminado pelo município. A associação teme que esse mecanismo burocrático seja usado para, na prática, negar qualquer autorização de funcionamento aos trabalhadores.

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Equiparação Indevida e Inconstitucionalidade

Outra exigência altamente contestada é a determinação de que as motocicletas usadas pelos entregadores tenham placa vermelha (categoria aluguel). Para a Amobitec, essa medida equipara, de forma indevida, o serviço de entrega por aplicativo ao mototáxi tradicional. A entidade afirma que isso desconsidera a legislação federal específica para plataformas digitais de transporte e entrega.

A Amobitec aponta, ainda, que o PL contraria decisões recentes e unânimes do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que já pacificaram o entendimento de que os municípios não podem proibir esse tipo de serviço.

O texto, que foi fruto de uma longa sessão de mais de oito horas de debates, seguirá para a segunda e última votação na Câmara na próxima segunda-feira (8/12). Se aprovado, será encaminhado para a sanção do prefeito Ricardo Nunes.

 

Resumo das Exigências Críticas do PL:

  • Credenciamento prévio obrigatório junto à Prefeitura de São Paulo.

  • Uso de motocicleta com placa vermelha (categoria aluguel).

  • Idade mínima de 21 anos.

  • Dois anos de habilitação nas categorias A ou AB.

  • Não ter cometido infração gravíssima nos últimos 12 meses.

  • Realização de curso especializado para transporte de passageiros.

  • Apresentação de exame toxicológico.

  • Obrigação de possuir CNPJ ou MEI.

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.