Tank 300 “anabolizado”: GWM lança nova versão de 421 cv que carrega a bateria em 16 minutos
GWM atualiza o Tank 300 na China com 421 cv e baterias CATL de recarga ultra-rápida. Veja o que muda em relação ao modelo brasileiro
Se você acha que o GWM Tank 300 vendido hoje no Brasil já é um “tanque de guerra” pelo seu porte e capacidade off-road, prepare-se. A montadora chinesa acaba de apresentar oficialmente a nova linha em seu país de origem, e as notícias são de fazer qualquer jipeiro salivar.
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O que o novo GWM Tank 300 traz de diferente do brasileiro?
O Tank 300 “brasileiro” entrega 394 cv, o que já é excelente. Mas a GWM decidiu que não era suficiente. Na versão 2025 chinesa, o motor a combustão (2.0 Turbo) foi mantido, mas o sistema elétrico recebeu esteróides. Inicialmente, a engenharia substituiu o motor elétrico dianteiro por uma unidade muito mais parruda.
Veja a evolução nos números:
- Potência elétrica: subiu de 163 cv para 177 cv.
- Torque: salto agressivo de 40,8 kgfm para 50,5 kgfm.
O resultado prático? A potência combinada do SUV saltou para impressionantes 421 cv. Isso não é apenas um número de ficha técnica; é força bruta extra para desatolar em trilhas pesadas ou garantir ultrapassagens fulminantes no asfalto, distanciando-se de qualquer SUV convencional.
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Bateria CATL e recarga “flash”
A segunda grande novidade está escondida no chassi. A GWM fechou parceria com a CATL (a maior fabricante de baterias do mundo) para equipar o novo Tank 300. Embora a capacidade de armazenamento continue na casa dos 37 kWh, a mágica acontece no gerenciamento de energia.
A nova tecnologia permitiu reduzir drasticamente o tempo parado na tomada. Para uma carga rápida de 30% a 80% em corrente contínua (DC), o cronômetro mudou:
- Modelo atual (brasileiro): 24 minutos.
- Novo modelo: apenas 16 minutos.
Ou seja, são 8 minutos a menos. Parece pouco? Em uma viagem longa ou trilha de fim de semana, essa agilidade é o diferencial entre esperar no posto ou voltar para a estrada.
Quanto custa o novo GWM Tank 300?
Aqui entra o dado que dói no bolso do brasileiro. Na China, essa versão “anabolizada” e tecnológica é vendida por 249.800 yuans. Em uma conversão direta, seria aproximadamente R$ 213.000. E o preço no Brasil? Por aqui, o modelo atual (menos potente) sai por R$ 339.000.
Essa diferença escancara a agressividade do mercado chinês e o peso da nossa carga tributária, mas também mostra que o produto tem margem para evoluir sem necessariamente explodir o preço final na origem.
Vai chegar no Brasil?
Visualmente, o carro é idêntico ao nosso (mantendo o luxo dos bancos com massagem e o visual robusto). Contudo, a GWM do Brasil ainda faz mistério sobre a data de importação dessa nova mecânica.
A estratégia é clara: trazer o modelo de 421 cv agora poderia “matar” as vendas do estoque atual, que ainda é novidade por aqui. Contudo, para continuar brigando com o Jeep Wrangler e o futuro Ford Bronco, a chegada dessa atualização é inevitável nos próximos anos.
Assim, o Tank 300 prova que a GWM não está para brincadeira e quer liderar o segmento off-road de luxo.
Agora, queremos a sua opinião sincera: para o uso no Brasil, você acha que os 394 cv atuais já dão conta do recado ou o Tank 300 precisa desses 421 cv para ser o verdadeiro Rei da Trilha?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.


