Carro 0km vai virar luxo? Novo imposto seletivo pode explodir o preço dos carros

O preço dos carros pode disparar com o novo Imposto Seletivo. Entenda a proposta da Anfavea no Senado para evitar alta brutal nos valores.

O novo Imposto Seletivo, criado na Reforma Tributária, pode se tornar o grande vilão para o bolso de quem sonha em comprar um carro zero.

Uma verdadeira batalha acontece em Brasília para definir o futuro do preço dos carros no país, e o resultado pode impactar diretamente você. A Anfavea, associação que representa as montadoras, está em alerta máximo e pressiona por uma mudança crucial no texto.

Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes sobre essa disputa que pode definir os valores dos veículos nos próximos anos!

O que é o imposto seletivo e como ele afeta o preço dos carros?

O Imposto Seletivo foi pensado para taxar produtos considerados prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, como cigarros e bebidas alcoólicas.

Porém, o problema é que os automóveis foram incluídos na mesma categoria, uma decisão muito criticada pela indústria automotiva. Agora, o debate no Senado foca em um ponto central: a falta de um teto para a alíquota.

Imposto Seletivo no preço dos carros

Foto: Divulgação / Nissan

Sem um limite definido, a cobrança sobre os veículos pode começar em 10% e chegar a absurdos 35%, segundo projeções da Anfavea.

Ou seja, na prática, significaria um aumento expressivo no valor final dos carros, tornando o acesso a um veículo novo ainda mais difícil para a maioria dos brasileiros.

Por que as montadoras defendem um limite de 5%?

A principal bandeira da Anfavea é estabelecer um teto de 5% para o imposto seletivo sobre os automóveis. Segundo a entidade, esse limite não busca um privilégio, mas sim garantir previsibilidade e segurança jurídica para o setor. O objetivo é manter a carga tributária nos níveis atuais, evitando uma explosão de preços.

Essa estabilidade é fundamental para garantir os R$ 190 bilhões em investimentos já anunciados pelas fabricantes para os próximos anos no Brasil.

Conforme a nota oficial da Anfavea, um imposto sem controle pode desestimular esses aportes, frear a produção e impactar a geração de empregos na indústria.

Quais os riscos de um imposto sem teto para o consumidor?

A falta de um limite claro para o imposto seletivo traz uma série de ameaças que vão muito além do showroom. A princípio, o impacto negativo pode ser sentido em cadeia por toda a sociedade, afetando diretamente a segurança e o bolso da população. Veja só:

  • Aumento no preço final: o valor dos carros 0km pode subir drasticamente, tornando-se inviável;
  • Queda nas vendas: menos pessoas conseguirão comprar um veículo novo;
  • Frota mais antiga: o brasileiro pode ficar mais tempo com carros velhos, menos seguros e mais poluentes;
  • Incerteza na indústria: a falta de regras claras pode paralisar investimentos e afetar empregos.

A discussão, no entanto, está em andamento no Senado e as próximas horas são decisivas.

Você acha que o governo deveria limitar esse imposto para o carro não virar um artigo de luxo? Deixe sua opinião nos comentários!

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

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