Mercedes desenvolve carregamento ultrarrápido para carros elétricos

A Mercedes-Benz alcança um marco no carregamento de VEs com o conceito AMG GT XX, atingindo uma potência de 1 MW. Saiba mais sobre a tecnologia que pode revolucionar o tempo de recarga de carros elétricos

A Mercedes-Benz anunciou um avanço notável na tecnologia de carregamento de veículos elétricos (VEs) no Salão do Automóvel de Munique. Usando o protótipo Mercedes-AMG GT XX, a montadora atingiu a impressionante velocidade de 1 megawatt (1000 kW), sustentando essa potência por cerca de dois minutos e meio.

Mercedes-AMG GT XX revoluciona o carregamento de EVs com 1 MW de potência

Normalmente, o carregamento rápido de VEs atinge no máximo 350 kW, ou, mais recentemente, 400 kW. A Mercedes conseguiu superar essa marca com uma velocidade máxima de 1014 kW, transferindo 17,3 kWh de energia em apenas um minuto. Isso é o equivalente à capacidade total da bateria de um Toyota RAV4 PHEV.

Essa conquista representa um passo significativo para um futuro em que recarregar um carro elétrico será tão rápido quanto abastecer um veículo a gasolina.

Mercedes-AMG GT XX revoluciona o carregamento de EVs com 1 MW de potência – Foto: Divulgação

 

A tecnologia por trás da inovação

O segredo para o carregamento incrivelmente rápido do conceito AMG GT XX está em dois componentes principais. O primeiro é a bateria do próprio carro, que usa um novo sistema de resfriamento direto. Esse sistema circula um óleo eletricamente não condutor que mantém a temperatura ideal nas mais de 3.000 células cilíndricas que compõem a bateria, evitando o superaquecimento.

O segundo componente é o cabo de carregamento. Projetado originalmente para caminhões elétricos pesados, o cabo é uma versão com resfriamento líquido de um cabo de carregamento CCS. Essa infraestrutura e o design do cabo foram cruciais para suportar a alta potência e a transferência de energia.

Mercedes desenvolve carregamento ultrarrápido para carros elétricos  – Foto: Divulgação

Apesar de o AMG GT XX ser apenas um carro-conceito, a Mercedes garantiu que a tecnologia de carregamento de 1 MW não é apenas uma demonstração. A empresa planeja implementar aspectos da tecnologia na produção em breve.

A bateria de resfriamento direto será utilizada na versão de produção do AMG GT e em futuros modelos da plataforma AMG.EA. Além disso, a marca já está planejando lançar uma nova linha de carregadores de 600 kW na América do Norte, que são uma versão derivada da tecnologia utilizada no protótipo.

Esse avanço torna cada vez mais fracos os argumentos contra os VEs em viagens longas, sinalizando um futuro onde a autonomia não será mais uma barreira.

Você acha que o carregamento de 1 MW será o padrão para veículos elétricos no futuro? Deixe sua opinião sobre esse avanço tecnológico nos comentários!


Leia aqui: O rugido do V-12 vai além: Mercedes-Benz não quer abrir mão do seu motor de 12 cilindros

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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