Fábrica da GWM em SP terá R$ 10 bi investidos no total, 2 mil empregos e 3 carros nacionais
Nova fábrica da GWM em SP promete revolucionar o mercado. Conheça o investimento bilionário e os primeiros carros que serão feitos no Brasil.
A nova fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) iniciou suas operações, marcando um passo gigante para a montadora chinesa no Brasil. O projeto, que ocupou a antiga planta da Mercedes-Benz, chega com números que impressionam e mostram que a marca não está para brincadeira no mercado nacional.
Com um plano de investimento bilionário e a promessa de gerar milhares de empregos, a GWM quer brigar de frente com as marcas tradicionais. Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!
Fábrica da GWM: investimento pesado e foco local
Desde o início, a fábrica da GWM demonstra um forte compromisso com a indústria nacional. A empresa já investiu R$ 4 bilhões nesta primeira fase e planeja injetar mais R$ 6 bilhões até 2032. Isso resultará na criação de 1.000 empregos diretos até o final do ano, número que deve dobrar com a expansão.
Diferente de outras estratégias, a GWM já começa a produção com 18 fornecedores locais de peso, incluindo gigantes como Bosch, Continental e Goodyear. Até agora, a operação já conta com soldagem, 18 robôs e estações automáticas de pintura, mostrando um foco claro em conteúdo e tecnologia local.
Quais carros serão os primeiros a sair da linha de montagem?
A expectativa do consumidor é grande, e a GWM já definiu os três primeiros modelos que receberão o selo “Produzido no Brasil”. A escolha mostra a intenção da marca de atacar segmentos muito importantes e competitivos do nosso mercado.
Os primeiros veículos a deixarem a fábrica de Iracemápolis são:
- Haval H6: conhecido SUV médio em sua versão híbrida, combinando motor a gasolina e elétrico.
- Poer P30: picape média robusta, equipada com motor turbodiesel.
- GWM H9: imponente SUV de sete lugares, também com motorização turbodiesel, focado em famílias.
Expansão e tecnologia pensada para o Brasil
Os planos da GWM são extremamente ambiciosos. A meta é saltar da capacidade produtiva inicial de 50.000 unidades por ano para impressionantes 300.000 veículos. Esse volume permitirá não apenas atender ao mercado brasileiro, mas também exportar para países do Mercosul e para o México.
Para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias, a GWM Brasil anunciou a construção de um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento dentro do terreno da fábrica. O foco será total nas necessidades do nosso mercado, com pesquisas em sistemas flex, híbridos e elétricos adaptados para as condições de uso do Brasil e da América do Sul.
O que você achou dos planos da GWM para o Brasil? Qual desses carros nacionais você mais quer ver nas ruas? Deixe sua opinião nos comentários!
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Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.