Carros com IA agora poderão encontrar animais abandonados

Carros com IA agora poderão encontrar animais abandonados. Veja como funciona o sistema da Mapzer de mapeamento de animais em vulnerabilidade.

Os carros com IA (Inteligência Artificial) estão ganhando cada vez mais notoriedade, mas o uso está associado principalmente a direção e o uso no cotidiano. Mas isso pode mudar se depender da Startup Mapzer, que desenvolve sistemas de para análise de vias e estradas. 

Agora seus veículos de mapeamento contam com “olhos” inteligentes capazes de identificar automaticamente cães e gatos em situação de rua. 

Carros com IA agora poderão encontrar animais abandonados

Em operação em 15 municípios de cinco estados (Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Sergipe), o sistema já registrou mais de 60 mil animais vulneráveis, oferecendo uma nova perspectiva para lidar com a situação de abandono. 

Os veículos da Mapzer são verdadeiros “ativistas da causa animal” sobre rodas. Equipados com sensores de alta resolução e câmeras inteligentes, eles capturam imagens detalhadas do ambiente. 

A IA embarcada processa essas informações automaticamente e reconhece os animais abandonados, assim como outras 32 irregularidades urbanas, como descarte irregular de lixo e problemas na sinalização viária.

Carros com IA da Mapzer no mapeamento de animais abandonados - Foto: Divulgação
Carros com IA da Mapzer no mapeamento de animais abandonados – Foto: Divulgação

Os dados coletados são instantaneamente enviados para um sistema acessíveis às administrações municipais. Com essas informações, os órgãos públicos conseguem localizar com exatidão os animais necessitados de auxílio e os pontos críticos de abandono. 

A partir daí, é possível desenvolver estratégias mais eficazes, como campanhas de castração, resgates, acolhimento, assim como as medidas cabíveis em casos de maus-tratos pelas autoridades. 

Mais de 4,8 milhões de animais em situação de vulnerabilidade

A startup enfatiza que a adoção da IA agiliza sensivelmente o processo de levantamento de dados, que tradicionalmente seria realizado de forma manual, o que demanda mais tempo e recursos, além de possuir um alcance limitado. 

“A inteligência artificial tem o poder de reconfigurar a maneira como abordamos o abandono de animais. Ao integrar essa tecnologia ao processo urbano, conseguimos não apenas mapear, mas também antecipar ações preventivas, criando uma rede de proteção mais eficiente e abrangente, que pode impactar positivamente outras áreas da gestão pública”, aponta Paulo Machado, diretor executivo da Mapzer

A dimensão do problema, evidenciada pelos mais de 60 mil animais já mapeados, encontra respaldo nos dados do Instituto Pet Brasil, que estima haver cerca de 4,8 milhões de cães e gatos vivendo em situação de vulnerabilidade no país, muitos deles vítimas de abandono. 

O que achou da solução da solução? Responda nos comentários!

Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Leia também: 5 mudanças absurdas na indústria automotiva impulsionadas pela inteligência artificial

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA