Vai viajar de moto? Confira dicas de segurança nas estradas

NotíciasServiços 14 de novembro de 2018 Da Redação 0

Viajar de moto pode representar uma das maiores sensações de liberdade e prazer para o motociclista. E tudo fica melhor ainda se a viagem for feita com a segurança necessária. Com isso em mente, o Garagem360 e o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) prepararam algumas dicas práticas.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link

Planeje bem a sua viagem, traçando o roteiro e verificando as melhores alternativas de estradas, levando em consideração a previsão com os gastos, estadias, pedágios, postos de combustível e aceitação de cartões. Verifique a sua documentação, a da motocicleta e a do passageiro, quando houver.

Nos deslocamentos em grupo, alinhe com os outros motociclistas o caminho que será feito, as paradas e também gestos comuns para comunicação, como acenos de mão ou luzes. Pilote com fila alternada, utilizando a largura total da pista e com um líder ditando o ritmo do deslocamento.

LEIA MAIS: Na Rota do Dinheiro Sujo: documentário expõe escândalo do ‘diesel limpo’ da Volkswagen

Conheça as versões mais caras de carros fabricados no Brasil

Lembre-se que algumas rodovias cobram pedágio para motos. Por isso, leve um dinheiro na jaqueta para facilitar o pagamento!

Antes de pegar a estrada, faça uma revisão na motocicleta, calibre os pneus, verifique as luzes e fixe bem as bagagens. Se possível, leve ferramentas básicas, reparador de pneus ou câmera extra. Dependendo da região para a qual você está indo, pode haver dificuldade de encontrar uma oficina especializada.

 
 
<
>

Caso o pneu esteja muito gasto no centro da banda de rodagem, faça a troca.

No momento em que estiver pilotando a motocicleta na estrada, fique atento a ventos fortes, apenas inclinando a motocicleta em sua direção, desacelerando gradualmente e remanejando o peso do corpo para frente. Evite desvios bruscos.

Manchas de óleo na pista, piche, graxa ou sujeiras em geral oferecem grande risco à aderência e à estabilidade da motocicleta, principalmente quando estão combinadas com água, deixando a pista escorregadia. Evite transpor sobre essas manchas. Ao avistar ou perceber que está sobre uma mancha, ponha a motocicleta em posição vertical, desacelere gradualmente e evite manobras ou freadas bruscas. Saindo dessa situação, fique atento para que essas sujeiras não tenham envolvido o pneu.

Em condições adversas no piso, como areia, pedras, buracos ou estradas de terra, diminua a velocidade, reduza uma marcha e mantenha uma suavidade na frenagem e nas manobras. Evite inclinar demais a motocicleta nessas condições.

Lembre-se que o ato de pilotar uma motocicleta traz cansaço físico e mental, e a fadiga e o sono reduzem a capacidade de percepção no trânsito. Por isso, programe paradas para descansar e recuperar as energias. Assim sua viagem vai ser mais segura e prazerosa!