5 mudanças absurdas na indústria automotiva impulsionadas pela inteligência artificial

5 mudanças absurdas na indústria automotiva impulsionadas pela inteligência artificial. Veja o que diz a especialista no segmento.

A indústria automotiva está passando por uma transformação radical impulsionada pela inteligência artificial, assim como uma série de inovações tecnológicas que prometem revolucionar a forma como nos locomovemos. 

Quem nos apresenta essa realidade cada vez mais próxima é Julia Meinberg, especialista em tecnologia automotiva da dataRain, que, com base no evento Automotive Business Experience 2024 (ABX24), traçou um panorama das 5 tendências que vão movimentar o setor em 2025. Acompanhe!

Quais as mudanças na indústria automotiva impulsionadas pela inteligência artificial?

Para Julia, as mudanças demonstram uma forte adaptação às mudanças tecnológicas e ambientais, o que vai exigir das fabricantes inovações sustentáveis e conectividade inteligente.

1. Expansão da Eletrificação com Veículos Híbridos e Elétricos

A frota brasileira chegou às mais de 300 mil unidades, incluindo 100% elétricos e híbridos. Para 2025 vamos evidenciar o boom dos modelos híbridos flex com investimentos das principais montadoras que atuam no país. 

No mundo, a tendência é semelhante, com mais países oferecendo incentivos para a eletrificação de suas frotas. 

“A eletrificação está deixando de ser uma tendência e se consolidando como uma realidade. Nos próximos anos, veremos um aumento significativo na oferta de modelos elétricos e híbridos, especialmente no mercado brasileiro, que busca se posicionar como referência em sustentabilidade automotiva”.

tecnologia Bio Hybrid da Stellantis - Foto: Divulgação
tecnologia Bio Hybrid da Stellantis – Foto: Divulgação

2. Integração de Inteligência Artificial para Direção Autônoma

A Inteligência Artificial (IA) permitirá, entre outras inovações, a criação de sistemas de direção autônoma mais sofisticados. Com sensores avançados e algoritmos de aprendizado profundo, os carros do futuro poderão realizar manobras complexas e navegar em ambientes urbanos de forma segura e eficiente. 

“A condução autônoma já está mais perto do que muitos imaginam. A chave será integrar essas novas funcionalidades de maneira acessível e ética, priorizando a segurança dos passageiros e pedestres. É um enorme desafio técnico, mas também um passo essencial para a mobilidade do futuro”, comenta.

3. Desenvolvimento de Tecnologias de Propulsão Sustentável

A eletrificação não será a única alternativa para um futuro mais sustentável. Biocombustíveis avançados e células de combustível a hidrogênio também vão ganhar espaço nos próximos anos. 

“O Brasil possui uma vantagem com sua matriz energética diversificada. A expansão do uso de biocombustíveis e o investimento em hidrogênio verde poderão transformar o país em um hub de tecnologia automotiva sustentável nos próximos anos”.

Carro movido a hidrogênio pode ser uma realidade acessível nos próximos anos - Foto: Divulgação
Carro movido a hidrogênio pode ser uma realidade acessível nos próximos anos – Foto: Divulgação

4. Conectividade Veicular e Internet das Coisas (IoT)

A rede 5G mais acessível e o advento do 6G vão permitir que os veículos se tornem verdadeiramente inteligentes e conectados. A troca de dados em tempo real entre veículos e as montadoras vão poder, por exemplo, realizar diagnósticos preditivos, alertas de manutenção, atualização de aplicações, etc. 

“A conectividade será o elo que unirá todas as outras inovações. Com o 5G, a troca de dados em tempo real tornará os veículos mais inteligentes e capazes de se adaptar às necessidades dos motoristas em diferentes contextos de trânsito e uso”, argumenta.

5. Baterias de Lítio: Nacionalização e Expansão da Produção

O Brasil está prestes a dar um passo importante no que diz respeito às baterias de lítio. Empresas como BorgWarner e Moura estão investindo para o desenvolvimento de uma cadeia de produção no país. 

Além disso, o Senai, em parceria com a Berton e outras companhias, estão com um projeto-piloto para produção de baterias de íons de lítio com o intuito de não depender apenas das soluções externas. 

É um futuro repleto de inovações. O que achou? Responda nos comentários.

Leia também:

Senai tem novo projeto para o produção de baterias de íons de lítio no Brasil 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA