Chevrolet Onix 2025: bom negócio ou furada?
Chevrolet Onix 2025: bom negócio ou furada? Veja se as atualizações condizem com o que o público espera para o hatch e sedan.
O Chevrolet Onix 2025 chega ao mercado brasileiro com algumas novidades, principalmente no que diz respeito à motorização e consumo de combustível. As atualizações, que visam atender às normas do Proconve, trouxeram melhorias, mas serão o suficiente para torná-lo um bom negócio?
Chevrolet Onix 2025: bom negócio ou furada?
Primeiro vamos aos pontos positivos da atualização. Os principais são o desempenho e consumo, que tiveram uma sensível melhora, dependendo da versão.
De acordo com a Chevrolet, as mudanças se concentram na central eletrônica do Onix sem modificar o atual sistema de injeção direta.
O motor 1.0 aspirado entrega agora 80 cv com gasolina (antes era 78 cv). Com etanol mantém-se os 82 cv e 10,6 kgfm.
A atualização deixou o motor mais econômico. Passou de 9,3 km/l para 9,6 km/l na cidade com etanol e de 11,4 km/l para 11,9 km/l.
Na gasolina, o motor recalibrado entrega 13,8 km/l (antes era 13,3 km/l) no ciclo urbano. Na estrada, passou de 16,5 km/l para 16,9 km/l.
No Onix Plus com motor 1.0 aspirado, o consumo apresentou uma leve piora: de 9,3 km/l para 9,2 km/l (cidade) e de 12 km/l para 11,8 km/l (estrada) com etanol. Na gasolina, o consumo se manteve o mesmo: 13,5 km/l (cidade) e 17,4 km/l (estrada).
As versões equipadas com motor turbo apresentaram uma sensível melhora, passando de 115 cv para 121 cv com etanol. Com gasolina, o aumento foi de 1 cv, passando de 115 cv para 116 cv.
A marca ressalta que os novos propulsores entregam o mesmo que os grandes motores entregavam no passado, a exemplo do 2.0 presente no Kadett GSI, nos anos 1990.
Quais os pontos negativos do Chevrolet Onix?
Agora vamos aos pontos negativos
Correia dentada banhada a óleo continua
A grande polêmica do Onix continua. A famigerada correia dentada banhada a óleo. Por enquanto vai continuar, pelo menos até o facelift prometido para o meio do ano, quando a Chevrolet lança a nova linha do Onix e Onix Plus.
Essa correia pode ser problemática se não forem feitas as revisões dentro do prazo e com o óleo recomendado. Recentemente a montadora aumentou sua garantia para 240.000 km.
Poucas mudanças no design e interior
O Onix 2025 não tem muitas mudanças no visual. Só a versão de entrada que passou a ter central multimídia, ar-condicionado e vidros elétricos nas 4 portas.
Vale a pena?
A decisão de comprar ou não o Onix 2025 depende das prioridades de cada consumidor. Se a economia de combustível e o desempenho são prioridade, o modelo pode ser uma boa opção, apesar do Polo ainda ser um pouco mais potente na versão 1.0 aspirado com seus 85 cv. A versão turbo tem a mesma potência.
No entanto, se o consumidor busca um carro com design e interior mais modernos, é melhor esperar pela reestilização.
Eai, gosta do Onix? Para você ele vale a pena? Responda nos comentários!
Leia também: Deu ruim? Produção do Chevrolet Onix será pausada por 3 meses
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.