Omoda 5: SUV cupê chinês vem para o Brasil com versão mais robusta
O modelo chegou a ser visto em testes no Brasil em 2022, conforme noticiamos aqui no Garagem360, no entanto a marca adiou os planos para o SUV cupê. Agora ele vem de vez e com motorização híbrida HEV, de acordo com o Auto Esporte.
Omoda 5: conheça as versões do SUV cupê para o Brasil
A princípio, a marca planejava oferecer duas versões do veículo: uma elétrica (BEV) e outra híbrida leve (MHEV). No entanto, os planos mudaram e a versão leve foi substituída por uma inédita versão híbrida plena (HEV).
A nova versão HEV do Omoda 5 é equipada com o motor turbo a gasolina de 1.5 litro com injeção direta de combustível e operação em ciclo Miller, o que deve garantir maior eficiência energética.
Apesar de ainda não ter dados de potência e torque divulgados, o conjunto motriz já está confirmado para estrear em outros modelos do grupo Chery, como Tiggo 4 na Austrália (equivalente ao Caoa Chery Tiggo 5 no Brasil).
A decisão de trocar a versão leve pela HEV foi motivada pela necessidade de oferecer um produto mais competitivo no mercado brasileiro, capaz de concorrer em igualdade com os rivais BYD Song e GWM Haval H6.
A previsão de lançamento da versão HEV é só no segundo semestre de 2025.
Omoda 100% elétrico chega primeiro
O Omoda 5 EV, versão totalmente elétrica do SUV cupê, continua com o lançamento confirmado para o primeiro semestre de 2025.
Sob o capô, um motor elétrico dianteiro de 204 cv de potência e 34,7% de torque. A bateria de 61 kWh promete uma autonomia de 405 km no ciclo europeu, mas a expectativa é que esse número caia para cerca de 300 km na homologação do Inmetro.
Entre os itens de série do Omoda 5 EV previstos estão:
- ar digital de duas zonas
- assistente de manutenção em faixa
- auto hold
- bancos com aquecimento e ventilação
- câmera 360º
- controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
- detecção de placas de trânsito
- frenagem autônoma de emergência
- teto solar
As medidas semelhantes às do Compass: 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 m de altura e 2,63 m de entre-eixos.
Omoda 5 ainda não teve seu preço revelado. As primeiras previsões cravam entre R$ 220 mil para a variante a variante elétrica 170 mil e R$ 200 mil para a híbrida.
O que achou do SUV cupê chinês? Vale a pena esperar pelo híbrido? Comente abaixo!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.