Cuidado com o golpe: 5 dicas para encontrar uma oficina de confiança e nunca mais passar perrengue

Cuidado com o golpe: 5 dicas para encontrar uma oficina de confiança e nunca mais passar perrengue. Veja o que diz o especialista.

A manutenção do carro, seja preventiva ou corretiva, exige uma oficina de confiança para evitar surpresas desagradáveis e gastos inesperados. Mas como identificar uma oficina confiável em meio a tantas opções. 

Para ajudar nessa missão, chamamos o Danilo Ribeiro, coordenador do CTTi – Centro de Tecnologia Treinamento e Inovação da DPaschoal para você nunca mais passar perrengue com o mecânico. 

Como encontrar uma oficina de confiança?

Segundo Danilo, o proprietário do carro deve ficar atento a algumas características que indicam a qualidade dos serviços e até a idoneidade da oficina. 

“Centros automotivos de confiança possuem algumas características em comum e é necessário ficar atento a elas para não ter uma surpresa negativa depois. Aspectos das instalações, dos profissionais, dos serviços e do pós-venda são cruciais para fazer a manutenção do veículo de forma adequada, sem surpresas desagradáveis e com garantia”, explica.

Confira as dicas:

1. Avaliações

O primeiro passo é buscar recomendações. Essa é uma das formas mais seguras de encontrar uma oficina de confiança, principalmente para amigos, familiares e colegas que já realizaram serviços em seus carros. 

Além disso, a internet pode ser uma grande aliada. Pesquisa em sites de avaliações, redes sociais e fóruns especializados para ler comentários de outros clientes sobre a oficina que você está considerando. Se a maioria das avaliações for negativa, desconsidere aquele estabelecimento. 

Como encontrar uma oficina de confiança - Foto: Freepik
Como encontrar uma oficina de confiança – Foto: Freepik

 

2. Visite a oficina e observe o ambiente

Danilo explica que ao chegar à oficina preste atenção ao ambiente. 

“Veja se o espaço é organizado, bem iluminado e limpo. Essas características demonstram os cuidados com o local, o padrão de profissionalismo e a qualidade dos serviços, além de segurança dos veículos e das pessoas”, ressalta. 

A oficina também precisa de registro junto aos órgãos competentes, como a Prefeitura e a Vigilância Sanitária. Esses registros geralmente estão à mostra para fácil visualização por parte dos clientes.

3. Qualificação dos profissionais

Os mecânicos são os profissionais responsáveis por cuidar do seu carro, por isso é fundamental que eles sejam qualificados e experientes. 

A dica aqui é conversar com os profissionais da oficina, perguntar sobre suas especialidades, cursos, certificações e experiência prática. 

Faça uma pequena entrevista com os profissionais - Foto: Freepik
Faça uma pequena entrevista com os profissionais – Foto: Freepik

4. Cuidado com os orçamentos

Antes de autorizar qualquer serviço, peça orçamentos detalhados das diferentes oficinas pesquisadas. Compare preços, mas não se prenda apenas ao valor mais baixo. 

“É fundamental que o técnico faça as medições e os testes e os apresente junto com os resultados com transparência ao cliente, justificando os serviços que precisam ser feitos e os custos do trabalho, sem valores discrepantes e sem surpresas no final. Nesse momento, o uso de ferramentas de diagnóstico ajuda a ter certeza da necessidade de troca, evitando a subjetividade”, ressalta Danilo. 

Ele ainda alerta para evitar as oficinas que não forneçam orçamentos detalhados e valores justos, e não realize os serviços caso isso não seja feito. Um serviço transparente inclui prazos definidos para a finalização dos serviços. 

5. Garantia só por escrito

A regra é clara: se não oferece garantia, não contrate. No entanto, há algumas exceções que devem ser previamente combinadas. Por exemplo, há oficinas que não oferecem garantia do serviço caso o cliente compre as peças em outro lugar. 

É uma condição do estabelecimento e o proprietário pode ou não aceitá-la. Do contrário, se o cliente adquiriu as peças novas naquela oficina, ela precisa dar garantia. 

Danilo ressalta a importância de não aceitar garantia verbal e exigir que ela seja formalizada, pois somente assim ela poderá ser executada em caso de necessidade.

“Há mais de 75 anos a DPaschoal mantém uma relação de confiança com os seus clientes. Sempre medimos e testamos os itens antes de qualquer troca, evitando manutenções desnecessárias e reforçando essa relação de transparência com o consumidor. Uma dica de ouro é, caso a oficina não tenha muitas ferramentas de diagnóstico, você pode pedir para comparar a peça velha com a nova ou então verificar tudo que foi trocado no final do serviço”, finaliza Danilo Ribeiro.

Eai, quais as dicas que você dá para não errarem na escolha da oficina? Responda nos comentários!

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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