Taxação de Trump pode aumentar preços dos carros nos Estados Unidos
Taxação de Trump pode aumentar preços dos carros nos Estados Unidos . Veja como a decisão pode influenciar nos preços de lá.
A taxação de Trump de 10% sobre as importações da china, anunciada no último sábado (31/01), pode afetar os preços dos carros nos Estados Unidos.
Embora a medida não incida diretamente sobre os veículos, ela atinge autopeças, o que pode elevar os custos de produção e, consequentemente, o valor final dos automóveis para os consumidores.
Taxação de Trump pode aumentar preços dos carros nos Estados Unidos
De acordo com a Comissão Internacional de Comércio, nos últimos anos, os Estados Unidos importaram da China entre US$ 15,4 bilhões e mais de US$ 17,5 bilhões em insumos e bens de transporte anualmente.
Desse total, de US$ 9 bilhões a US$ 10 bilhões por ano foram em peças e acessórios automotivos para veículos e tratores, entre outros veículos para fins especiais.
Essa dependência da China na cadeia de suprimentos automotivos torna o mercado americano vulnerável a flutuações nos custos de importação.
Montadoras americanas serão as mais afetadas
As montadoras Ford e General Motors (GM) são as mais afetadas pela nova tarifa, já que alguns de seus modelos, como o Ford Lincoln Nautilus e o Buick Envision da GM, são fabricados na China.
No entanto, outras empresas como Volvo e Polestar, que também importam seus veículos da China, têm buscado alternativas para mitigar o impacto da tarifa, como a mudança de seus planos de produção.
Apesar do impacto direto em veículos fabricados na China ser relativamente pequeno — 0,6% dos veículos vendidos nos EUA em 2024 — a tarifa sobre autopeças é motivo de preocupação.
Peças mais caras com decisão
A China é um fornecedor essencial de componentes automotivos para as empresas americanas, incluindo baterias e matérias-primas para a produção de veículos elétricos. O aumento desses componentes pode afetar os preços, assim como a competitividade dos carros elétricos nos Estados Unidos e suas exportações.
“Embora as importações de veículos da China sejam mínimas, as importações de autopeças giram em torno de US$ 15-20 bilhões por ano, segundo a Comissão de Comércio Internacional dos EUA, e a China é uma parte essencial da cadeia de fornecimento de baterias/armazenamento (especialmente baterias LFP usadas em armazenamento de energia em escala de serviços públicos)”, disse o analista do Goldman Sachs, Mark Delaney, em uma nota de investimento no domingo.
De acordo com National Highway Traffic Safety Administration, muitos veículos elétricos fabricados nos EUA, Canadá e México utilizam um grande percentual de componentes chineses:
Genesis G80 EV (25%);
Hyundai Kona EV (50%);
Hyundai Ioniq 5 N (30%; );
Kia EV9 (35%);
Niro Electric (25%);
Nissan Ariya EV (40%);
Toyota bZ4x EV (20%);
RAV4 PHEV (20%);
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.