4 dicas para nunca mais errar na hora de calibrar os pneus do seu carro
Guia completo traz um passo a passo para que você aprenda como calibrar os pneus do seu carro de um jeito simples e prático
Quando um pneu não é calibrado corretamente, o seu carro fica mais suscetível a aquaplanagem, aumenta as chances dele sair da roda e o seu SUV pode até capotar.
Para evitar esses graves problemas, o Garagem360 traz diversas dicas práticas e didáticas para que você aprenda de uma vez por todas como calibrar os pneus do seu carro. Acompanhe e tire suas dúvidas!
Como calibrar o pneu?
1- Verifique se os pneus estão frios
Uma boa calibragem de pneus é aquela que ocorre quando o automóvel está inerte há, pelo menos, três horas ou que não tenha rodado mais do que 1,6 km. Esse cuidado é importante, pois, quando eles estão quentes, o risco da pressão subir é maior. Como consequência, a calibragem ficará imprecisa.
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2- Identifique a pressão correta dos pneus
Geralmente, a pressão dos pneus está disponível no manual do proprietário do veículo. Também é possível identificar essa informação na etiqueta que pode ser encontrada na porta do condutor, na tampa do tanque de combustível ou no para-brisa.
Esse cuidado, aliás, não pode ser negligenciado, uma vez que a pressão incorreta contribui para o aumento da área de contato com o solo, o que provoca mais atrito. Como consequência, há um esforço maior do motor, que acaba consumindo mais combustível.
Se você tem um veículo da família CRETA, fica mais fácil, pois o Garagem360 traz as informações completas da pressão do pneu do veículo para você. Veja só:
Modelo do Pneu | Pressão com Carga Normal (psi) | Pressão com Carga Máxima (psi) |
---|---|---|
205/65 R16 | 33 (dianteiro e traseiro) | 36 (dianteiro e traseiro) |
215/60 R17 | 33 (dianteiro e traseiro) | 36 (dianteiro e traseiro) |
215/55 R18 | 33 (dianteiro e traseiro) | 36 (dianteiro e traseiro) |
Também compartilhamos os dados da família HB20. Confira:
Modelo do Pneu | Pressão com Carga Normal (psi) | Pressão com Carga Máxima (psi) |
---|---|---|
175/70 R14 | 33 (dianteiro e traseiro) | 35 (dianteiro e traseiro) |
185/60 R15 | 33 (dianteiro e traseiro) | 35 (dianteiro e traseiro) |
195/55 R16 | 33 (dianteiro e traseiro) | 35 (dianteiro e traseiro) |
3- Digite a pressão da calibragem
Grande parte das máquinas permite que você selecione a medida, como psi, bar ou kPa. Essa informação também está disponível na etiqueta do seu veículo ou no manual do proprietário.
Porém, caso a máquina não tenha um visor, a saída é administrar de forma manual a quantidade de ar que entra no pneu. A verificação pode ser feita de forma periódica com o medidor do próprio equipamento.
4- Encaixe a mangueira da máquina na válvula
Na hora de calibrar o pneu, é provável que você perceba a presença de uma trava na ponta da mangueira. Para ter um processo eficaz, você deve apertá-la para obter uma boa vedação. Esse mesmo processo deve ser feito para os outros pneus, inclusive, para o estepe do veículo.
Como saber se o pneu está bem calibrado?
No visor do equipamento, você poderá ver a pressão atual do pneu e quando ele começar a inflar ou esvaziar até alcançar a pressão desejada. Após a conclusão do processo, a máquina emite um sinal sonoro ou luminoso para informar que a calibragem foi concluída.
Quanto tempo dura um pneu calibrado?
Em grande parte dos casos, a calibragem dos pneus é indicada a cada 15 dias. Contudo, tenha em mente que esse prazo pode variar conforme o modelo do carro, a carga transportada e os tipos de terreno percorridos.
Por exemplo: os motoristas de aplicativo, que costumam rodar muito com os veículos durante a rotina, precisam calibrar os pneus com mais frequência do que uma pessoa que dirige o carro apenas uma ou duas vezes na semana.
E você, ficou com alguma dúvida sobre a calibragem dos pneus? Comente!
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