5 carros que são ótimos com câmbio manual, mas na versão automática perturbam

Está pensando em comprar um carro automático, mas quer fugir de problema? Veja 5 carros que são ótimos com câmbio manual, mas na versão automática perturbam

Você já deve ter ouvido falar em alguns carros que não valem a pena comprar por causa do câmbio automático. Acontece que esses mesmos modelos também são equipados com câmbio manual ou você pode pedir ao mecânico substituí-lo por manual. 

Nós do Garagem360 separamos 5 carros que exemplificam essa situação. Modelos que em suas versões automáticas são problemáticas, mas as manuais não dão dor de cabeça. 

5 carros que são ótimos com câmbio manual, mas na versão automática perturbam

1. Citroën C4 Pallas (câmbio AL4)

O Citroën C4 Pallas, principalmente o sedan, é um carro confortável, espaçoso, com bom desempenho e tecnologia embarcada à frente do seu tempo. 

No entanto, a história muda quando o câmbio AL4. É uma transmissão de 4 velocidades, conhecida por sua lentidão, e indecisão, compromete a dirigibilidade. As trocas de marchas são demoradas e, se der problema, pode preparar o bolso. 

Citroën C4 Pallas - Foto: Divulgação
Citroën C4 Pallas – Foto: Divulgação

 

2. Volkswagen Golf (câmbio DSG DQ200)

O Golf é um ícone entre os hatches isso ninguém duvida, mas tem uma série que dá dor de cabeça aos proprietários, a MK7 equipada com o câmbio DSG DQ200. 

Apesar de ser uma transmissão de dupla embreagem, conhecida por sua rapidez e eficiência, a D200 sofre com problemas de superaquecimento, ruídos e trepidações. É tanta coisa que é melhor investir de R$ 3 a R$ 8 mil e trocar por um câmbio manual. 

VW Golf - Foto: Divulgação
VW Golf – Foto: Divulgação

 

3. Volkswagen Polo (câmbio i-Motion)

O Volkswagen Polo é outro modelo que agrada aos entusiastas. Na maioria de suas versões ele sempre foi sinônimo de bom desempenho e custo-benefício, exceto uma: o câmbio automatizado i-motion de 2008.  É uma pequena mancha na reputação inabalável do modelo, na época oferecido nas versões sedan e hatch. 

A transmissão automatizada i-motion de embreagem simples, apesar de prometer conforto e praticidade, entrega trocas lendas, bruscas e desconfortáveis. O resultado é um carro menos divertido e prazeroso de guiar e se der problema, prepare o bolso. 

Agora, a versão manual de 5 marchas, equipada com motor 1.6 de 103 cavalos e 14,48 kgfm de torque ainda rodam por aí. 

VW Polo 2008 - Foto: Divulgação
VW Polo 2008 – Foto: Divulgação

4. Renault Logan (caixa Easy-R)

O Logan é um tanque de guerra, um sedan conhecido por sua praticidade, espaço interno, economia de combustível e bom custo-benefício. No entanto, a versão equipada com o câmbio Easy-R (automatizado) deixa a desejar. 

É a mesma transmissão que equipa alguns modelos da família Sandero, também problemática lá. Promete agilidade, mas a realidade é lentidão nas trocas, trancos e desconforto. 

Além disso, é menos eficiente que as versões manuais em termos de consumo, o que pode ser mais um problema. 

Renault Logan - Foto: Divulgação
Renault Logan – Foto: Divulgação

5. Ford EcoSport (câmbio Powershift)

Esse aqui é o câmbio que fez o “filho chorar e a mãe não ver”. O EcoSport é um SUV que não perdia em nada para seus concorrentes diretos. Muito pelo contrário, até vencia em alguns pontos. 

Entretanto, o famoso (mas não amado) câmbio Powershift automatizado de dupla embreagem é um ponto negativo. Esse câmbio foi motivo de recall em 2016, mudanças na política de garantia da Ford e muita dor de cabeça dos proprietários do EcoSport, mas também do Focus e Fiesta, além dos Caoa Chery Tiggo 5x e Tiggo 7. 

No cotidiano eram trepidações, ruídos, vazamento, perda de rendimento, consumo de combustível, além de muito custo. Hoje, para trocar por câmbio manual, o dono da EcoSport gasta até R$ 10 mil. 

Ford EcoSport - Foto: Divulgação
Ford EcoSport – Foto: Divulgação

Tenho um desses carros e agora?

Calma, não precisa entrar em pânico. Se você já tem um veículo com um dos câmbios citados e nunca deu problema é sinal que as revisões, manutenções, trocas de óleo, entre outros cuidados estão em dias. 

Se não for, comece agora a seguir os cuidados abaixo:

  • Utilize o óleo lubrificante indicado pelo fabricante
  • Troque o óleo do câmbio regularmente
  • Selecione as posições do câmbio sem forçar
  • Não engate a posição P até que o carro tenha parado totalmente
  • Não engate a posição N em descidas ou desacelerações
  • Não acelere com o carro parado 
  • Não deixe entrar água na transmissão. 

Com os cuidados certos, mesmos esses câmbios podem durar anos sem apresentar quaisquer problemas. 

Leia também: VW Golf GTI retorna ao Brasil – Veja o que sabemos

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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