Marcopolo anuncia produção de ônibus elétrico

Até o fim do ano 30 unidades do ônibus elétrico da Marcopolo serão produzidas. O modelo já roda em fase de testes.

De acordo com a empresa, a fabricação de 30 unidades do modelo urbano Attivi chassi próprio 100% elétrico começa neste mês. O anuncio foi feito ontem, durante a LatBus 2022.

Até o fim do ano 30 unidades do ônibus elétrico da Marcopolo serão produzidas

Até o fim do ano 30 unidades do ônibus elétrico da Marcopolo serão produzidas (Foto: Divulgação)

Ônibus elétrico: 30 unidades serão produzidas até o fim do ano

A Marcopolo, empresa que atua na produção de carrocerias de ônibus, iniciará neste mês a produção em série do Attivi integral da companhia, o modelo é o primeiro ônibus da marca com chassi próprio e 100% elétrico.

O anúncio foi feito pela companhia ontem, 09, na LatBus 2022. Até o final deste ano, serão produzidos 30 veículos que contam com distintas configurações para atender às demandas de diferentes regiões do País.

A companhia, líder em seu segmento, com 53,5% de participação do mercado, aposta principalmente na tecnologia nacional para a produção do Attivi integral da marca, que faz parte da sua estratégia ESG.

“Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia”, avalia James Bellini, CEO da Marcopolo.

Desde outubro de 2021, o veículo da Marcopolo está em operação assistida. Os veículos circulam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho.

O projeto envolveu o desenvolvimento de um chassi próprio e de todo o sistema de eletrificação e recarga, inclusive do software de gestão e gerenciamento de todas as funcionalidades.

De acordo com Renato Florence, gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, a ação “permitiu a redução do peso total do veículo, com a adoção de materiais mais leves, como os compósitos e aços de alta resistência, tornando o modelo mais leve, de maior capacidade de passageiros e melhor ocupação do espaço interno”.

Até o fim do ano 30 unidades do ônibus elétrico da Marcopolo serão produzidas

Modelo já roda em testes (Foto: Divulgação)

Soluções completas em mobilidade urbana sustentável

O projeto de eletromobilidade da Marcopolo prevê ainda o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias.

Além disso, será oferecido ao mercado ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de carregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.

“É uma iniciativa que reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade. Esse trabalho contribui com o desenvolvimento de projetos que vão ajudar a ditar os novos rumos da mobilidade”, enfatiza o CEO da companhia.

“O projeto atende as diferentes possibilidades do setor de transportes nos mercados brasileiro e internacional, reforçando o investimento da companhia no segmento de elétricos, com foco em modais cada vez mais sustentáveis”, complementa Bellini.

A Marcopolo está na vanguarda da eletrificação no setor de ônibus brasileiro. A mobilidade sustentável faz parte da estratégia ESG da companhia que já conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos já rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.

 

Até o fim do ano 30 unidades do ônibus elétrico da Marcopolo serão produzidas

Empresa também investirá em novas soluções de mobilidade (Foto: Divulgação)

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA