Veja como o retorno do horário de verão pode influenciar o aumento de acidentes no trânsito

Você é daqueles que teme ou almeja o retorno do horário de verão no Brasil? Bem, seja como for, um novo estudo publicado na Current Biology demonstra que o avanço dos relógios leva a acidente de carros mais fatais.

Para melhor entender, o estudo analisou os dados federais sobre acidentes de trânsito fatais entre os anos de 1996 e 2017 em estados específicos, uma semana antes e uma semana após a vigência do horário.

Quer saber mais? Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes!

Estudo aponta que retorno do horário de verão influencia em acidentes de trânsito

Assim como mencionado anteriormente, o estudo publicado na revista Current Biology investigou os impactos da mudança para o horário de verão nos Estados Unidos, analisando dados de acidentes de trânsito fatais coletados pelo governo federal entre 1996 e 2017.

Isto é, é importante ressaltar que o estudo foi realizado fora do Brasil, focando-se em regiões onde o horário de verão é aplicado, excluindo estados como Havaí e partes do Arizona que não seguem essa prática.

De forma mais clara, o estudo detalhou que durante a semana da mudança para o horário de verão, houve um aumento médio de 6% no risco de acidentes fatais comparado às semanas antes e depois dessa transição.

Além disso, os pesquisadores observaram um aumento significativo nos acidentes logo no domingo da mudança, visto que é um dia em que muitas pessoas podem dormir mais devido à alteração nos relógios, mas ainda assim o risco permaneceu elevado durante os dias úteis seguintes.

Veja ainda mais detalhes: Retorno do horário de verão pode estar relacionado ao aumento de acidentes de carro, aponta estudo

O que poderia estar por trás disso?

Bem, ainda de acordo com o estudo, o aumento nos acidentes é atribuído a diversos fatores relacionados com a mudança de horário, incluindo perturbações no ritmo circadiano das pessoas e a redução das horas de sono, que podem levar à fadiga e diminuição da função cognitiva.

Outro ponto considerado pelos autores do estudo é que as mudanças na iluminação natural, com manhãs mais escuras e noites mais claras por mais tempo, podem alterar as condições de visibilidade nas estradas, influenciando o risco de acidentes.

Isto é,  os pesquisadores, liderados por Céline Vetter, uma especialista em sono e ritmo circadiano da Universidade da Colorado em Boulder, também apontam que o ajuste ao horário de verão pode estar associado a uma “mini-jetlag”.

De forma mais clara, trata-se de uma abordagem científica onde a perda de uma hora de sono pode não ser totalmente recuperada rapidamente, nesse caso, mantendo os motoristas em um estado de menor alerta e maior propensão a acidentes.

Por fim, Céline Vetter conclui:

“Como nossos dados incluíram apenas os acidentes mais graves, ou seja, em que uma fatalidade foi registrada, essa estimativa provavelmente é uma subestimação do risco real.”

Aproveite para conferir: Veja dicas para preservar as palhetas dos limpadores do para-brisa e evite gastos desnecessários com a troca

↓E você, o que acha disso? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar