Carro usado: veja dicas de como comprar sem errar
Quer comprar um carro usado? Veja dicas de como comprar sem se arrepender depois.
Sonhando em ter um carro, mas o orçamento está apertado? Talvez o carro usado seja a alternativa para você neste momento. É uma boa opção para quem busca economia e praticidade, no entanto é preciso ter alguns cuidados ao comprar o carro usado.
Quais dicas de como comprar carro usado?
Veja os pontos-chave antes, durante e depois da compra.
Antes da compra
O primeiro passo é definir suas necessidades: tamanho ideal do carro, frequência de uso, valor a ser investido, entre outros pontos. Feito isso, comece a definir os modelos e versões que melhor atendem essas necessidades.
Estabeleça também um orçamento realista, que inclui entrada, parcela, transferência, documentação, impostos, revisões e combustível.
Na hora de visitar o veículo
Segundo Bruno Quintiliano, consultor de vendas da Win Multimarcas em Brasília -DF, indispensável escolher um carro original, ou seja, que não passou por grandes avarias, adaptações ou histórico de batidas.
“Sempre olhe nos vidros o selo de originalidade do veículo. O emblema intacto mostra que o veículo não foi batido e teve suas portas substituídas, por exemplo. Atenção também a motorização e a estrutura”, aconselha.
Inspecione também a lataria e pintura para procurar por amassados, riscos, ferrugem ou sinais de reparos mal feitos.
Bruno ressalta que é melhor procurar pelo carro mais novo possível, porque a taxa de juros é menor. Isso ocorre porque as financeiras oferecem condições mais atraentes para os modelos mais novos, que geralmente apresentam recursos mais avançados de segurança e conforto.
Além disso, é importante verificar a documentação para ver se os tributos estão em dias, como IPVA e Licenciamento.
Leia também:
Carro seminovo que rodou pouco vale mais?
Leve um profissional de confiança
Um mecânico não só vai olhar o motor, parte elétrica, mas também vai identificar problemas que você não perceberia. Alguma coisa que mostram algum descuido do antigo proprietário com o seu futuro carro.
O profissional está preparado para identificar desgaste das peças, vazamento de fluidos, entre outros defeitos mecânicos. Até sinais do interior do carro ele pode analisar e ajudar na decisão de compra.
Depois da compra
Faça o seguro do seu bem. É uma forma de proteger o seu investimento com uma apólice que atenda o seu perfil. No mais, boa compra!
Além disso, faça a manutenção regular do seu veículo, com troca de óleo, filtros, fluidos, pastilha de freios, entre outros componentes.
Dicas importantes
- Compre em locais confiáveis – se não se sentir seguro em comprar de um vendedor particular, procure uma concessionária com boa reputação.
- Negocie o preço – pesquise bem, analise o valor de mercado do veículo e não tenha medo de pechinchar. Peça todos os mimos possíveis: transferência, tanque cheio, higienização, revisões, o que puder “arrancar” da concessionária é lucro.
- Solicite um laudo veicular – pode ficar um pouco mais caro, mas se você conseguir um desconto pode compensar. O laudo veicular vai te dar toda a segurança sobre a procedência e estado do veículo.
- Opte por veículos com garantia – hoje, a maioria das concessionárias oferecem um período de garantia para o motor e câmbio. Os modelos mais novos também possuem garantia de fábrica, desde que o proprietário tenha feito as revisões em dia na rede autorizada.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.