Tags

Notícias

Carros ofertados em leilão lideraram ranking de restrições em 2014

Créditos: Foto: Laitr Keiows
19 março, 2015
Rodrigo Loureiro

Serviços online oferecem ao consumidor a possibilidade de verificar o histórico de veículos para evitar cair em uma roubada

Um levantamento feito pela Checkauto, especializada em consultas sobre o histórico de veículos, apontou que automóveis que passaram por leilão foram os que mais sofreram restrições em 2014. De acordo com os números divulgados, 19% do total de consultas realizadas no site da empresa no ano passado referem-se a este tipo de restrição. Em seguida seguem roubo e furto em aberto (11%), carros regravados ou remarcados (5%) e baixados (4%).

Para Lilian Ponce, gerente geral companhia, a compra de automóveis que uma fez foram ofertados em leilão não pode ser encarada apenas como um mau negócio. “Muitas vezes eles são retomados por financeiras por não terem sido pagos devidamente. Nestas ocasiões o carro pode estar em ótimo estado”, afirma.

Apesar disso, ela alerta que é imprescindível realizar uma profunda investigação antes da compra. Pelos dados apresentados pela Checkauto, 85% das consultas realizadas no site da empresa resultam em informações que afetam o valor do veículo no mercado.

A situação muda um pouco de figura quando as restrições são de roubo e furto em aberto ou de carros baixados (vendidos como sucata e sem permissão para rodar). Nestes casos, o consumidor corre o risco de ter o bem apreendido e ainda responder a processo criminal. “Esses automóveis tiveram sua estrutura totalmente abalada e oferecem risco à segurança dos ocupantes, por isso, podem ser comercializados”, explica.

Consultas

Para consultar o histórico do veículo, o internauta poderá acessar, além do Checkauto, o site CheckMeuCarro. Ambos são gratuitos e contam com informações básicas, disponibilizadas após o usuário inserir o número da placa do modelo. Para o detalhamento mais completo do histórico, é necessário adquirir o serviço mais completo oferecido pelas empresas – custa a partir de R$ 44,90 (Checkauto) e R$ 29,90 (CheckMeuCarro).

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.