Carro seminovo que rodou pouco vale mais?

Carro seminovo que rodou pouco vale mais? Veja o que diz o levantamento da Mobiauto que mostra a variação do preço dos modelos seminovos.

A compra de um carro seminovo pode ser uma alternativa para quem busca um veículo em bom estado e por um preço mais acessível do que um modelo zero km. No entanto, muitos se perguntam se carro seminovo que rodou pouco vale mais?

Carro seminovo que rodou pouco vale mais? Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Carro seminovo que rodou pouco vale mais? Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Carro seminovo que rodou pouco vale mais?

Uma pesquisa do departamento de Dados e Estatísticas da Mobiauto mostrou que sim, carro seminovo com poucos km rodados costuma valer mais. Porém, a variação é um pouco acentuada.

A plataforma monitorou a variação de cotações de preços de modelos ano/modelo 2021: Chevrolet Onix, Fiat Argo, Fiat Strada, Hyundai HB20, Jeep Renegade, Renault Kwid, Toyota Corolla, Toyota Hilux Cab. Dupla, VW Polo e VW T-Cross.

Os pesquisadores dividiram esses carros em faixas:

  • de 25 mil a 35 mil km
  • abaixo de 25 mil
  • acima dos 55 mil km

A partir dos dados, foi possível levantar que os carros menos rodados, entre 25 e 35 mil km, são apenas 2,69% acima do valor de venda. Veja a tabela:

Fonte: Mobiauto
Fonte: Mobiauto

Já aqueles com “baixíssima km”, com menos de 25 km rodados podem ser 4,57% mais caros. Veja a tabela:

Fonte: Mobiauto
Fonte: Mobiauto

Por outro lado, os carros mais rodados têm uma depreciação de apenas 3,03% acima da média. Veja a tabela:

Fonte: Mobiauto
Fonte: Mobiauto

“O consumidor brasileiro roda, em média, 15 mil km por ano. Isso significa que os carros 2021 devem ter, também em média, cerca de 45 mil km rodados, o que determinaria o valor padrão de mercado de um deles. Para efeito de lógica na pesquisa, transformamos esses 45 mil em uma faixa de 35 a 55 mil”.

O que nunca se apurou, no entanto, era o percentual de variação quando aquele carro fosse menos ou mais rodado. “Como nossa base de dados é completíssima, os cálculos foram bem simples: apenas usamos nossa amostragem de anúncios e apuramos as variações”, explica o consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair de Castro Jr.

Segundo Sant Clair, há uma tendência a aumentar essa valorização nos veículos de trabalho, como a Strada e Hilux. Para ele, há uma grande preocupação do comprador dessa categoria por um veículo com menor quilometragem do que os demais segmentos.

Entre os modelos mais caros, os valores são mais expressivos. A Hilux, por exemplo, chega a ser  R$ 13 mais cara do valor médio com metade da km esperada.

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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