Marcopolo realiza primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico do Brasil

Os crash tests são experiências de segurança automotiva e pela primeira vez foi realizado em um ônibus elétrico do Brasil. Veja!

Não são raras as pessoas que conhecem o famoso crash test, experiência preparatória de segurança automotiva mundo afora, porém, pela primeira vez o teste foi realizado em um ônibus elétrico do Brasil. Veja!

Marcopolo realiza primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico do Brasil
Foto: Divulgação

Marcopolo faz crash teste em ônibus elétrico

A Marcopolo, uma das principais fabricantes de carroceria de ônibus no Brasil, realizou um inédito teste de impacto em ônibus elétrico do país.

O crash test inédito por aqui foi executado no modelo elétrico Attivi Integral,com o objetivo de consolidar a garantia de segurança total para passageiros e operadores.

Após os testes na traseira constatou-se que o Attivi Integral conta com estrutura resistente à impactos acima do exigido pelas normas existentes.

Além disso, também não foi verificado durante os eventos, riscos para os ocupantes, assim como quaisquer danos às baterias.

Marcopolo realiza primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico do Brasil
Foto: Divulgação

Modelos elétricos urbanos

O teste de impacto realizado na traseira do ônibus Attivi Integral teve como finalidade reproduzir a incidência de colisões nas ruas do país, onde esse tipo de acidente é o mais comum.

Dessa forma, como a bateria dos ônibus são instaladas justamente nesta parte do veículo, a engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.

A preservação do item passa pela simulação computacional, de uma estrutura da parte traseira do modelo para resistência a impactos sem que a deformação decorrente da ação afete o conjunto de baterias.

Attivi Integral

O Marcopolo Attivi Integral é um ônibus 100% elétrico que conta com a aplicação da tecnologia nacional e chassi Low Entry.

O modelo possui motor elétrico de 350 kW de potência máxima e 336 kgfm de torque, além de eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar e sistema de freios Knorr.

As baterias são CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia que variam entre 250 e 280 km.

Confira o motivo pelo qual você não deve deixar de carregar a bateria de um veículos elétrico! 

O Attivi Integral ainda conta com:

  • Carregadores USB

  • Sistemas de ar-condicionado incorporados ao sistema de refrigeração das baterias

  • Sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista

  • Câmera interna de segurança com gravação

  • Espaço reservado para PcD e assentos preferenciais

  • Iluminação interna em LED

  • Faróis e sinaleiras traseiras em LED

  • Cabine de separação para o motorista

Marcopolo realiza primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico do Brasil
Foto: Divulgação

Medidas e capacidades

  • Até 13 metros de comprimento

  • 2,55 m de largura

  • Eixo Dianteiro com capacidade para 7,6 mil kg

  • Eixo Traseiro com capacidade para 13,0 mil kg

  • Até 82 passageiros/ocupantes

  • Chassi com capacidade total de 20,6 mil kg

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Gervásio Henrique
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Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

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