Maio Amarelo: como a manutenção preventiva pode salvar vidas
Veja quais são as principais orientações de segurança do Maio Amarelo e entenda como a manutenção preventiva pode evitar riscos à vida; confira os detalhes!
Quando o assunto é segurança no trânsito, toda forma de prevenção é pouca. É pensando nisso que o Maio Amarelo reúne dicas e cuidados essenciais para evitar acidentes durante a condução.
Como destaque, é preciso destinar uma atenção especial à manutenção preventiva capaz de reduzir significativamente a chance de imprevistos nas vias públicas.
Acompanhe o Garagem360 e entenda isso melhor!
Maio Amarelo traz alerta para motoristas
O número de acidentes de trânsito no Brasil, assim como em diversos outros lugares do mundo, é um tanto quanto elevado. Prova disso é que, somente no ano de 2019, foram mais de 32 mil mortes registradas no Brasil.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o número segue em uma constante crescente. Em 2021, por exemplo, os registros passaram para 33.813.
É por isso que o Maio Amarelo chega como uma importante forma de conscientização para os condutores, pedestres, ciclistas e afins. Além de todas as práticas de segurança na hora de dirigir, os próprios veículos precisam de atenção.
De forma mais clara, somente os cuidados na hora de conduzir um automóvel não são suficientes. É preciso que o veículo passe por revisões e manutenções preventivas tanto para amenizar o desgate prematuro dos componentes quanto para aumentar a sua vida útil.
Aproveite e veja também: Maio Amarelo: estudo revela dado alarmante em relação aos acidentes que envolvem entregadores
O que verificar no carro durante uma manutenção preventiva?
Existem algumas peças e componentes que devem, indispensavelmente, passar por manutenções preventinvas, como por exemplo:
- Discos e pastilhas
- Óleo e filtros
- Fluídos
- Correia e tensores
- Amortecedores
- Itens componentes da suspensão
- Cabos
- Velas de ignição
“Grande parte das peças dos carros se conectam entre si, porém tem algumas que podem ser consideradas a base para todas as outras. Fazer uma revisão preventiva, além de ser muito mais em conta se compararmos a uma corretiva, também te resguarda de sofrer com o carro parar em meio a um trajeto com uma quebra inesperada, o que pode ocasionar um acidente”, afirma Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou, startup do setor automotivo.
Revisão preventiva reduz gastos maiores
Um outro ponto importante que vai além da segurança no trânsito que as manutenções preventivas resultam é justamente a redução de gastos propostas por elas.
Para melhor entender, muita gente acredita que realizar revisões recorrentes é dinheiro jogado fora, mas, na verdade, o reparo de peças desgastadas, ainda que em boas condições, evitam danos maiores no automóvel.
Isso automaticamente aumenta a vida útil do carro e evita grandes prejuízos financeiros, além de, claro, contribuir para a segurança nas estradas.
Fique de olho: Martelinho de ouro: quando recorrer ao serviço?