Ele não vai aceitar a derrota: EUA inicia produção de baterias super tecnológicas para competir com a China
Empresa norte-americana inicia produção de baterias super tecnológicas para competir com a China.
Se hoje as chinesas dominam a tecnologia das baterias, em um futuro próximo outros países podem ser mais competitivos. A empresa Natron Energy iniciou a produção de baterias super tecnológicas feitas de Sódio (sem Lítio).
Segundo reportagem da New Atlas, a empresa com sede em Santa Clara, na Califórnia, começou o projeto há dois anos, mas só agora finalizou está dando o pontapé inicial em sua produção em larga escala.
Natron Energy inicia produção de baterias super tecnológicas
Basicamente, as baterias de sódio apresentam longa duração e carregamento rápido. Além disso, por não ter lítio em sua composição são mais baratas e o material base é mais fácil de ser obtido.
Para se ter uma ideia, o sódio é aproximadamente 500 a mil vezes mais abundante na Terra do que o lítio. A extração utiliza métodos menos poluentes, deixando menos impactos significativos.
A Natron também afirmou que suas baterias de íon de sódio são produzidas utilizando apenas materiais básicos e disponíveis em abundância, como alumínio, ferro e manganês.
Outro ponto enfatizado pela empresa é que os materiais utilizados nas reações químicas podem ser adquiridos por meio de uma cadeia de abastecimento doméstica já instalada nos EUA, livre de perturbações geopolíticas. O que, segundo ela, não pode ser dito dos materiais comuns de íons de lítio, como cobalto e níquel.
Fundada em 2023, a Natron se mostrou uma das pioneiras nesta nova geração de pesquisa e inovação com íons de sódio.
O início da produção das baterias se dá em meio a inauguração de sua nova fábrica em Holland, Michigan, chamada de “a primeira produção em escala comercial de baterias de íon de sódio nos EUA”.
“As baterias de íon de sódio oferecem uma alternativa única ao íon de lítio, com maior potência, recarga mais rápida, ciclo de vida mais longo e uma química completamente segura e estável”, disse o fundador e co-CEO da Natron, Colin Wessells, no evento.
Colin também ressaltou que a eletrificação da frota depende do desenvolvimento e produção de soluções práticas e inovadoras de armazenamento de energia.
Leia também:
Quais as vantagens da bateria de sódio?
A tecnologia por trás das baterias de íons de sódio é potencialmente mais barata e confiável em relação às baterias de íons de lítio.
Apesar de sua densidade de energia seja menor, há uma série de vantagens, como ciclos mais rápidos, vida útil mais longa, mais segura e não inflamável. Isso a torna mais interessante do ponto de vista econômico e funcional principalmente em utilizações estacionárias e armazenamento de backup de carregadores EV.
Fonte: New Atlas
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.