PL torna crime o transporte irregular de crianças

Foi encaminhado para a Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei que torna crime o transporte irregular de crianças. Entenda o PL.

Foi encaminhado para a Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei que torna crime o transporte irregular de crianças. Entenda o PL.

PL torna crime o transporte irregular de crianças
Foto: Freepik

PL criminaliza transporte irregular de crianças

Passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o Projeto de Lei (PL) 1.198/2019, que visa tornar crime o transporte irregular de crianças e adolescentes nas escolas.

Após ser aprovado por maioria mínima (15 votos a favor e 14 contra), o Projeto de Lei de autoria do Senador Humberto Costa (PT-PE) segue para a Câmara dos Deputados. 

A principal ressalva para a autoria do PL que busca alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é evitar o transporte de crianças e adolescentes em veículos automotores precários e sem fiscalização.

Dessa forma, a ideia é fechar o cerco contra este tipo de imperícia e aumentar a segurança no transporte escolar. 

PL torna crime o transporte irregular de crianças
Veneziano Vital do Rego foi o relator do PL na CCJ (Foto: Edilson Rodrigues)

Legislação atual

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atualmente está previsto a revisão de inspeções nos transportes escolares duas vezes ao ano. 

No entanto, a falta de fiscalização ao cumprimento desta obrigatoriedade é um dos fatores levantados para o Projeto de Lei 1.198/2019.

Crianças e pets presas dentro do carro: é crime? Pode matar?

Casais dão dicas para viajar com 3 crianças no carro e motivam: é possível

Dicas ESSENCIAIS para viajar de carro com as crianças

Tramitação na Câmara

Após passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ainda no ano passado, o PL 1.198/2019 se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados e, após ser votado, seguirá para sanção presidencial.

PL torna crime o transporte irregular de crianças
Foto: Freepik

Importância das inspeções

De acordo com a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), a aprovação da nova legislação significa um avanço para a segurança no transporte dos estudantes brasileiros:

“A inspeção semestral é um requisito obrigatório para a obtenção da Autorização para Transporte Escolar; no entanto, a ausência de criminalização abre margem para que esse tipo de transporte seja feito de maneira irregular”, avalia Claudio Torelli, vice-presidente de Relações Institucionais da Abrac.

Como são realizadas as averiguações

Durante as inspeções em veículos escolares, são verificados itens como: condições mecânicas, equipamentos de segurança e documentação veicular. 

Ainda segundo a Abrac é importante também que a fiscalização seja realizada por uma Instituição Técnica Licenciada (ITL), como forma de evitar a propensão a acidentes.

Durante a perícia veicular, seja ela em ônibus, vans ou peruas, são avaliados todos os componentes e equipamentos do veículo escolar para evitar qualquer tipo de falha.

Após a análise é gerado ou não uma aprovação. Caso o veículo escolar esteja em condições ideais de uso, é emitido um laudo de vistoria, que permite a atualização da regularização junto aos órgãos de trânsito.

Confira também: PL prevê a isenção de licenciamento para nova categoria de carros

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA