SUV híbrido da Toyota nem chegou e já está envolvido em polêmicas

Parece que o novo SUV híbrido da Toyota prometeu mais do que entregou, e agora é alvo de algumas polêmicas... veja os detalhes!

Toyota é mundialmente conhecida por seus modelos capazes de chamar a atenção de todos, e foi isso que aconteceu com o novo SUV híbrido da montadora, mas não de um jeito bom.

Parece que a Toyota deixou a desejar em alguns aspectos relacionados aos testes, e o resultado disso? A suspensão das vendas de mais de 60 modelos. Que tal entender isso melhor?

 

Foto: divulgação / Toyota

SUV híbrido da Toyota tem vendas suspensas, mas por que?

Para que uma montadora comprove que determinado automóvel cumpre com o que promete e está realmente pronto para as vendas, ele é submetido a alguns testes, como é o caso do teste de impacto.

O que acontece é que o mês de abril de 2023 trouxe uma surpresa: os executivos da Toyota e da Daihatsu, a submarca de baixo custo da montadora, informaram que a empresa fraudou os testes de impacto.

Esses testes foram realizados na Ásia, e, aparentemente, o problema aconteceu durante os testes de colisão. Tudo começou após uma denúncia de fraude, que, aparentemente, era realmente verdadeira.

Entenda a fraude no teste de impacto

Ao que parece, a subsidiária da Toyota utilizou um reforço estrutural nas portas durante os testes. Esse reforço foi acoplado junto aos exemplares que foram utilizados para os testes de colisão.

O que isso tem de errado? Bem, teoricamente, nada… desde que o automóvel vendido aos clientes também contasse com esse reforço, e não é o que acontece.

De uma forma mais clara, as unidades de produção entregues aos clientes não contam com esse material, ou seja: os testes não correspondem aos resultados reais.

 

Foto: divulgação / Toyota

Mais de 60 modelos tiveram as vendas suspensas

Depois das investigações iniciais, diversos modelos tiveram as vendas suspensas, o que foi uma surpresa e tanto para a Toyota e para a Daihatsu.

Isso porque, inicialmente, somente o Toyota Raize e o Daihatsu Rocky precisaram ter a venda das unidades suspensas. Aliás, esses veículos são feitos na plataforma DNGA da própria subsidiária.

Por outro lado, agora, diversos outros modelos e submarcas tiveram que parar a produção. O pior disso tudo, para a Toyota, no caso, é que a suspensão também envolve o novo Yaris Cross.

O Yaris Cross é o novo SUV híbrido da montadora, e a tendência era a chegada dele no Brasil em 2024.

O que acontece com a Toyota agora?

É difícil dizer qual o futuro da montadora em relação à situação que ocorreu na Ásia, mas vale dizer que a investigação apontou algumas questões de extrema importância para a segurança de quem está dentro dos veículos.

Para melhor entender, o problema aconteceu, especificamente, no teste de colisão lateral. Esse teste é aquele que simula os acidentes contra postes e batidas laterais, como por exemplo.

De acordo com o órgão de segurança nacional, o teste precisa acontecer dos dois lados do veículo, afinal, esse tipo de acidente pode ocorrer em ambos os lados.

No entanto, ao que parece, a marca não seguiu as regras exigidas. Desse modo, a história deverá ganhar novos capítulos em breve.

 

Foto: divulgação / Toyota

Situação afeta os modelos vendidos no Brasil?

Bem, quem está preocupado com os carros da Toyota vendidos no Brasil pode ficar despreocupado. Aparentemente, não há nada de errado com eles.

Além disso, vale destacar que os que são vendidos aqui, como a própria linha do Yaris, na verdade, possuem configurações diferentes das que foram mencionadas anteriormente.

Também vale dizer que as versões hatch e sedan utilizam plataformas diferentes, então não há qualquer questão ligada aos testes fraudados.

Modelos poderão voltar ao mercado?

A princípio, a suspensão das vendas tem como objetivo intensificar as investigações e encontrar uma forma de solucionar o problema, pelo menos por parte da montadora e da subsidiária, assim como das outras afetadas.

Isso significa que os órgãos responsáveis deverão realizar novos testes para obter o resultado verdadeiro da resistência aos impactos necessários para garantir a segurança do condutor e dos passageiros.

Por fim, se tudo estiver ok nos próximos testes, é possível que as vendas sejam retomadas pouco tempo depois do resultado final.

Aproveite para conferir: Volkswagen Amarok tem desconto de mais de R$ 56 mil; confira condições

 

Foto: divulgação / Toyota
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vitória Marques
Escrito por

Vitória Marques

ASSISTA AGORA