Vai viajar de carro? Confira sete itens chave para manutenção e porquê eles são importantes

Dezembro chegou e a contagem regressiva para as férias de final de ano está acabando. Diane disso, para quem vai viajar de carro, é preciso lembrar de fazer aquela manutenção preventiva, que pode evitar problemas durante o roteiro. Pensando nisso, a Campneus, uma das revendedoras oficiais de Pneus Pirelli no Brasil, explicou porquê verificar os sete itens chaves do veículo:

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Bateria
Responsável pelo funcionamento dos componentes elétricos do carro, a bateria também tem influência sobre o funcionamento do motor. Caso esse item não passe por uma revisão antes de pegar a estrada, o veículo pode apresentar lentidão no percurso e baixa intensidade dos sinais luminosos. Além disso, uma bateria nova vai lhe custar a partir de R$ 350.

Oléo
Componente que lubrifica o motor, garantindo melhor funcionamento de todo o sistema. Verificar o óleo e trocá-lo sempre que necessário pode evitar problemas como dificuldade de partida. Outros transtornos como desgastes prematuros das peças e alto risco de fundir o motor são os principais deles.

Combustível
Essa é a principal fonte de energia do motor, quase que como um alimento para o carro. Sem ele, o veículo não funciona. Caso o combustível acabe no meio trajeto e alguma unidade policial notar a pane seca, o condutor pode ser multado e leva quatro pontos na carteira.

Suspensão
Essa parte do carro é a responsável por absorver os impactos sobre o solo, além de manter o pneu em contato com o chão e garantir a estabilidade do veículo. Caso o motorista não passe esse item na revisão antes de pegar a estrada, o carro pode apresentar falta de estabilidade nas curvas. Impactos indesejáveis, barulho e desgastes dos pneus são outros problemas que podem surgir.

Pneus
De todas as partes veículos, os pneus são os que estão em constate contato com o solo. Ficar atento à manutenção do conjunto pode ajudar e economizar combustível, além de livrar o condutor de multa no valor de R$ 127.

Freios
É o que assegura o momento de parada do carro. Pastilhas, discos e fluídos compõem essa parte do veículo e a falta de manutenção pode levar a problemas em frenagens, comuns ou emergenciais. Outros transtornos que podem correr são ruídos, trepidações e aumento do desgaste da suspensão.

Filtros
Eles retêm as impurezas que podem prejudicar o funcionamento do carro, relativos ao óleo, ar, cabine e combustível. Caso esse item fique de fora da manutenção, o gasto com combustível pode subir, como função de aumentar a lubrificação. O sistema ventilação também pode sofrer avarias, dessa forma, o motor e os ocupantes do carro serão prejudicados.

LEIA MAIS: Chuva, neblina, embriaguez: simuladores de direção colocam futuros motoristas à prova
Com direito a conceito elétrico, MINI revela suas atrações para o Salão de Los Angeles

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar