Dicas importantes para ser um motorista de aplicativo bem avaliado 

Para se destacar como motorista de aplicativo e receber boas avaliações, é preciso deixar o cliente satisfeito com o atendimento.

Aplicativos de transporte atraíram muitos brasileiros em busca de trabalho ou de uma renda extra. Já são mais de um milhão de motoristas de aplicativo no País, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para se destacar na atividade e receber boas avaliações, é preciso deixar o cliente satisfeito com o atendimento, desde o momento em que ele solicita a corrida até o destino final.

Alécio Cavalcante, CEO da Ubiz Car, plataforma de mobilidade urbana conhecida como Uber das cidades do interior, ressalta que uma das diretrizes de sua empresa é incentivar os motoristas a prestar um bom serviço.

Segundo ele, o motorista parceiro do app é orientado a perguntar qual rádio o cliente quer ouvir, a ligar o ar condicionado e a deixar o GPS ativado durante todo o percurso.

43 motoristas de transporte por aplicativo foram mortos em 2021

Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

3 dicas para o motorista de aplicativo deixar os clientes satisfeitos

A lei 11.391 foi publicada ontem, no DOM de Belo Horizonte. Ela torna facultativo o uso de adesivo de identificação em carros de aplicativo

Motorista de aplicativo deve ser sempre solícito (Foto: Freepik)

Além das orientações acima, o executivo traz outras três dicas para que o motorista de aplicativo melhore a experiência de seus passageiros/clientes.

  1. Ofereça ajuda – Como motorista de aplicativo, você pode mandar uma mensagem para o cliente antes do embarque, perguntando se ele precisa de auxílio com alguma compra ou volume. Assim que encontrá-lo, pode descer do veículo e ajudá-lo a entrar. É importante dar suporte também quando o passageiro aparenta ter limitação para se locomover ou esteja com acesso difícil até o carro, por conta de alagamentos ou de buracos na via, por exemplo. “Ser proativo é sempre visto com bons olhos e as chances desse cliente indicar o serviço para outras pessoas fica maior”, destaca Cavalcante.
  2. Seja simpático – Ainda que o passageiro mal-humorado não pratique gentileza, mantenha a tranquilidade durante todo o trajeto. Algumas vezes, o motorista consegue reverter a situação e a corrida fica agradável para as duas partes. “Quando o usuário é bem atendido, ele se sente estimulado a fazer elogios na plataforma e com isso acaba impactando diretamente nas solicitações de viagem que a empresa recebe”, explica.
  3. Disponibilize algo a mais – Alguns motoristas se destacam por oferecer algo além do básico para seus passageiros, tornando, dessa forma, a viagem mais agradável. Você pode equipar o carro com balas, revistas, álcool em gel, carregador de celular e água. “São pequenos cuidados que fazem com que o cliente tenha uma experiência diferente, resultando em uma boa avaliação no app”, afirma o executivo.
A empresa de transporte por aplicativo 99, é a mais nova patrocinadora do BBB 22, confira!

Objetivo deve ser a satisfação do passageiro/cliente (Foto: Divulgação/99)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA