Tecnologia em teste promete conectar carros a semáforos; entenda

conectar carros a semáforos
Foto: Divulgação/Ford

Nos últimos anos, vimos a chegada de diversas tecnologias ao mundo automotivo. A maioria delas trazem mais conforto e segurança para todos os envolvidos. E parece que a Ford Europa está desenvolvendo mais uma. Esta tecnologia pretende conectar carros a semáforos. Ela será útil tanto para carros normais quanto para veículos de emergência.

conectar carros a semáforos
Veja a nova tecnologia da Ford (Foto: Divulgação/Ford)

Saiba mais sobre a tecnologia que permitirá conectar carros a semáforos

Uma cena bastante comum no trânsito é carros dando passagem para carros de emergência. Neste caso, estamos falando de viaturas da polícia, ambulâncias e caminhões do bombeiros. Mas às vezes, os mesmos acabam perdendo tempo nos semáforos. Em alguns casos, elas atravessam no farol vermelho. E isso pode ser bastante perigoso.

Foto: Divulgação/Ford

Pensando em melhorar o caminho dos veículos de emergência, a Ford começou a realizar testes de tecnologias de semáforos conectados. Ele também pretende ajudar na melhora do fluxo do trânsito. Neste caso, ela resolverá outra coisa bastante comum nas grandes cidades: os congestionamentos nos faróis.

VEJA TAMBÉM

 “A troca de dados entre carros, veículos de emergência e semáforos em tempo real ajuda a salvar vidas e também reduz os tempos de parada e as emissões de CO2″, diz engenheiro de pesquisa de direção automatizada da Ford Europa.

“O controle inteligente dos semáforos ajuda a salvar vidas numa altura em que cada segundo conta, ao mesmo tempo que reduz os tempos de espera desnecessários e contribui para a redução das emissões de CO2.”

conectar carros a semáforos
Foto: Divulgação/Ford

Os resultados de tais testes foram divulgados na última semana. De acordo com ela, foi utilizada neste teste uma estrada em Aachen, na Alemanha. Esta possui oito semáforos consecutivos. Além de trechos com três semáforos em sequência localizados nos arredores da cidade.

Eles foram criados por parceiros do projeto. O veículo utilizado no teste foi um Ford Kuga Plug-in Hybrid. Este SUV estava equipado com tecnologias de comunicação e um hardware para ajudar na execução do software instalado no carro.

O teste

conectar carros a semáforos
Foto: Divulgação/Ford

O veículo da Ford fez o papel da ambulância e de um veículo comum. Ou seja, testando cenários diferentes. No primeiro caso, o sistema que conecta carros a semáforos conectados fez uma comunicação com o farol aberto e ele ficou verde para a passagem do carro de emergência. Depois que ele fez a passagem, o farol voltou a ficar vermelho.

Como podemos ver no vídeo abaixo, a tecnologia poderia oferecer mais segurança. Além de diminuir o tempo até o local do resgate. Já no segundo teste, o carro simulou um cenário onde o farol está fechando e ficará verde logo. Com o farol fechado, o sistema recebe a contagem regressiva do farol.

Foto: Divulgação/Ford

Aqui, o controle de cruzeiro adaptativo do carro fez uma adaptação para da velocidade para ir diminuindo a velocidade. Tudo isso com o objetivo de garantir que o veículo passe no farol verde sem ter que parar e esperar. Este sistema que a montadora norte-americana está testando na Europa pode também evitar aquelas freadas mais bruscas.

O timing (de verde para vermelho) entraria em ação e o veículo reduziria a velocidade antes de se aproximar do farol. Aqui, o objetivo é um parada mais leve. Lembrando que esta comunicação só é possível graças a tecnologia C-V2X. Esta já está sendo testada por outras empresas. A Ford não divulgou quando irá começar a implementar tal sistema.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar