VW Nivus recebe pontuação máxima nos testes do Latin NCAP
O VW Nivus 2023 obteve a nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP, que avalia o nível de segurança dos veículos.
O Volkswagen Nivus obteve a nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe. Atualmente, a marca alemã é a única a conquistar as 5 estrelas em todos os requisitos avaliados pelo instituto, agora com Nivus e, em dezembro do ano passado, com o VW Taos.
Os testes feitos pelo instituto consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor. Os resultados obtidos são válidos para todas as versões do VW Nivus 2023 produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que são exportadas para 15 países nas Américas Central e Sul.
Saiba por que o Volkswagen Nivus recebeu as 5 estrelas do Latin NCAP
Além de ter sido o primeiro carro desenvolvido 100% de maneira digital pela Volkswagen no Brasil, sem a construção de protótipos, o VW Nivus também foi o primeiro a contar com robôs no processo de desenvolvimento do sistema de frenagem autônoma de emergência, conhecido como Autonomous Emergency Brake (AEB, ou frenagem autônoma de emergência).
No ano/modelo 2022, o modelo passou a ser ofertado com novos equipamentos e ficou ainda mais seguro. A versão Comfortline, agora vem de fábrica com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), AEB e Start-Stop.
A lista de equipamentos de série do SUV cupê é ampla e contempla ainda seis airbags (sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR), faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrado, lanternas traseiras em LED, entre outros.
VW Nivus (2023)
Recentemente, o VW Nivus atingiu as 100 mil unidades vendidas. Para sua fabricação, a fábrica Anchieta recebeu novas instalações na área de armação. Foram adquiridos 419 novos equipamentos, sendo 90 robôs – parte desses conta com a nova tecnologia de ponta VASS6, que permite maior precisão e mais segurança.
O Nivus também é o primeiro carro totalmente desenvolvido na América Latina a ser produzido na Europa.
VW Nivus passou pelos rigorosos testes do Latin NCAP
Os carros que são reprovados nos rigorosos testes do Latin NCAP ficam “condenados” no mercado automotivo, obrigando as respectivas montadoras a promover mudanças de projeto para adequá-los às exigências de segurança.
O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em quatro grupos de avaliação.
- Grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos – São realizados ensaios que englobam requisitos de segurança e performance biomecânica, por meio de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo; impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo); e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste). Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e, adicionalmente, a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.
- Grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças – A avaliação é realizada com base na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.
- Grupo de Proteção aos Pedestres – São avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo.
- Grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor – são avaliados a performance de dispositivos como, por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de transito interurbano).
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.