4 carros que necessitam mudar por receberem nota 0 no Latin NCAP

Você provavelmente já ouviu falar do teste Latin NCAP. Do mesmo modo que o famoso EuroNCAP, ele também avalia o nível de segurança de carros. Só que neste caso, são avaliados os carros vendidos na América Latina (que inclui o Brasil) e Caribe. E cada veículo ganha uma nota no final de avaliação (de 0 a 5 estrelas). Alguns conseguem tirar uma nota máxima, como o VW Taos. Mas outros não conseguem pontuar. Veja aqui 4 carros que necessitam mudar por receberem nota 0 no Latim NCAP *.

Renault Duster (Foto: Divulgação/Renault)

4 modelos que necessitam mudar por receberem nota 0 no Latin NCAP, por serem considerados carros carros sem segurança

O crash-test é feito para avaliar a proteção de ocupantes e crianças com o carro a 64 km/h  em batidas de frente. Agora, no caso de batidas lateral, o carro está a 50 km/h. A nota final da avaliação nada mais é que média das notas de proteção para adultos, proteção para crianças e proteção para pedestres.

Sem falar que os responsáveis avaliam os equipamentos de assistência e segurança do veículo. Vale lembrar que a nova regra, que começou a valer em 2020, diz que os carros precisam vir com controle de estabilidade. Outros pontos também foram mudados. Ou seja, os testes ficaram mais rigorosos. E tirar uma nota máxima ficou um pouco mais desafiador. Sem falar que alguns veículos acabam tirando notas baixas nos testes. Veja alguns exemplos recentes abaixo.

4 carros que necessitam mudar por receberem nota 0 no Latin NCAP  / 1 e 2 – Fiat Argo e Fiat Cronos

4 carros que necessitam mudar por receberem nota 0 no Latin NCAP
Fiat Argo (Foto: Divulgação/Fiat) – carros sem segurança
4 carros que necessitam mudar por receberem nota 0 no Latin NCAP
Fiat Cronos (Foto: Divulgação/Fiat)

Começamos com dois dos carros mais vendidos do Brasil. O Fiat Argo teve 84.644 unidades comercializadas durante o ano de 2021. Já o sedã Fiat Cronos teve 27.887 unidades. Ambos zeraram em um teste Latin NCAP realizado no ano passado. No caso, o teste foi feito com uma unidade do sedã.

Segundo o órgão, ele atingiu 24,37% em Proteção de Ocupantes Adultos, 9,91% em Proteção de Ocupantes Crianças, 36,91% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistência e Segurança. Ou seja, notas muito baixas. E o relatório aponta algumas falhas. A nota para a proteção do ocupante infantil, por exemplo, não conseguiu um boa nota por causa da sinalização do veículo.

Ela não atende os requisitos. Já a nota para proteção de pedestres foi a menor da história (contando apenas este quesito). Um outro ponto citado sobre o veículo foi a falta do controle de estabilidade. No teste que avalia a quantidade de equipamentos, ele só marcou pontos por conta da presença do alerta do uso de cinto de segurança. Na época, a Fiat anunciou que iria fazer melhoras no veículo (Cronos) para ser reavaliado em breve. Lembrando que os carros tinham tirado três estrelas em 2019.

3 –  Renault Duster

Renault Duster (Foto: Divulgação/Renault) – carros sem segurança

Outro carro que não conseguiu ao menos uma estrela no Latin NCAP foi o Renault Duster. O modelo foi lançado por aqui em 2011 e passou por uma reestilização em 2020. No ano passado, ele enfrentou os testes do Latin NCAP e acabou zerando também. Ele teve 29,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 22,93% em Proteção de Ocupantes Infantis, 50,79% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 34,88% em Sistemas de Assistência e Segurança.

Mas alguns fatos neste teste chamaram a atenção. De acordo com a entidade, foi detectado que o carro não traz airbags laterais e nem airbags de cortina. Além disso,no carro apresentou estrutura instável no teste de impacto frontal. Além de perda de combustível.

Na época, a entidade disse que “a perda de combustível registrada no impacto frontal exige ações da Renault, não só resolvendo o problema na produção, mas também fazendo um recall das unidades vendidas no mercado que poderiam ter essa perda de combustível no tanque após um impacto”. Ou seja, teria que passar por um recall. O mesmo teria que o serviço deve ser feito porque a porta abriu durante o impacto lateral. E isso causaria risco de ejeção do passageiro.

Resposta da Renault

E a Renault respondeu. Em nota divulgada pelo jornal Estado de São Paulo, a montadora francesa disse que o teste “é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva. Isso em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019”. Ela também falou sobre as mudanças no protocolo, que o carro cumpre as regulamentações impostas pelos países onde é vendido e que ela continuará oferecendo “produtos com alto nível de segurança”. A reposta do órgão pode ser vista aqui.

4 – Kia Sportage

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Kia Sportage (Foto: Divulgação/Kia)

Por fim, mais um SUV nesta lista  4 carros que necessitam mudar por receberem nota 0 no Latin NCAP. Vamos falar agora do teste realizado pela entidade com o mesmo Kia Sportage que vende no Brasil. Ou seja, importado da Coréia do Sul. Ele atingiu 48,15% na Proteção do Ocupante Adulto, 14,87% na Proteção do Ocupante Infantil, 57,64% na Proteção para Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança.

Lembrando que o carro usado tinha apenas dois airbags. No entanto, ele não tinha controle de estabilidade (ESC). Sobre o teste, o LatinNCAP diz que o carro teve um bom desempenho no teste de batida frontal e no impacto lateral para proteção do passageiro adulto. Vale ressaltar que este não foi o único ponto positivo.

Mas a falta de airbag lateral fez com que a nota fosse limitada. E ele é importante para a proteção da cabeça. Um outro ponto negativo foi a falta de controle de estabilidade e tração no modelo testado. Sem falar dos alguns assistentes ao motorista. Lembrando que o Kia Sportage ganhará uma nova geração neste ano por aqui. Vamos ver o que ele pode oferecer de melhorias.

"airbags mortais"
(Foto: Proteste)

*As informações são baseadas nos resultados dos testes do Latin NCAP e não representam necessariamente a opinião do site 

Com informações de Latin NCAP

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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