CNH suspensa no DF: veja lista divulgada pelo Detran
Detran-DF divulga lista de condutores com infrações na CNH. Aproveite e veja se seu nome está na relação, aqui no Garagem360
Uma lista oficial com motoristas que tiveram a CNH suspensa, preparada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), está disponível para consulta na internet. De acordo com o órgão, os condutores que tiveram seus nomes publicados não poderão dirigir por 12 meses, caso contrário sofrerão novas punições.
A suspensão da carteira pode acontecer por diversos motivos. O mais comum é o excesso de pontos na CNH, em decorrência de infrações cometidas pelo motorista nos últimos 12 meses.
Como consultar a lista de motoristas com CNH suspensa do Detran-DF
A consulta aos nomes da lista com 200 motoristas residentes no Distrito Federal que tiveram o direito de dirigir suspenso por 12 meses pode ser feita acessando a edição eletrônica do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) do dia 29 de junho de 2022.
Os motoristas suspensos ainda podem recorrer da decisão. O prazo dado pelo Detran-DF é de 30 dias, contabilizados a partir da publicação da lista. Assim, a data final vai até o dia 29 de julho de 2022. O processo é feito no envio de recurso de defesa para a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).
O que acontece quando a CNH é suspensa
Quando o motorista tem a CNH suspensa, ele fica impossibilitado de dirigir veículos automotores em vias públicas. Já quem descumprir com a medida pode ser pego e pagar multa. Além disso, o ato em si também pode ser enquadrado como crime de trânsito.
Conheça os motivos que levam à suspensão da CNH
A suspensão do direito de dirigir – ou suspensão da CNH – é uma penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ela é aplicada em situações em que o motorista não obedece as normas de trânsito. Sua previsão legal está no art. 256, inciso III, do CTB.
Com a CNH suspensa, o motorista fica com a carteira bloqueada por um período determinado pela autoridade de trânsito. O motivo mais comum é o excesso de pontos na CNH, em decorrência de infrações cometidas pelo motorista nos últimos 12 meses.
As infrações de trânsito são separadas em 4 tipos: leves, médias, graves e gravíssimas. Ao cometer uma delas, o motorista passar somar pontos à sua carteira de motorista e em multa.
Uma infração considerada leve causa a adição de 3 pontos; uma média, 4 pontos; uma grave, 5 pontos; e uma gravíssima, 7 pontos. A suspensão ocorre quando são atingidos 40 pontos, exceto se entre as infrações houver uma gravíssima (quando o limite é reduzido para 30 pontos) ou duas gravíssimas (20 pontos).
Existem também as infrações autossuspensivas – que, conforme indica o nome, levam à suspensão imediata da carteira. São elas:
- Dirigir sob influência de álcool ou de outras substâncias psicoativa;
- Recusar a realização do teste do bafômetro ou de outro teste para verificar se existe álcool no organismo;
- Disputar rachas em vias públicas;
- Deixar de prestar socorro à vítima, quando estiver envolvido em um acidente ou se for solicitada ajuda pelas autoridades;
- Conduzir com velocidade 50% maior do que máxima permitida na via.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.