Emissão de CNH fica suspensa de 26 a 31 no ES: saiba o que fazer

O Detran do Espírito Santo vai suspender temporariamente o serviço de triagem de processo de habilitação e de emissão da CNH.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) vai suspender temporariamente entre os dias 26 e 31 de maio o serviço de triagem de processo de habilitação e de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A medida, segundo explica o Detran-ES, será necessária para padronização do sistema e também para que documento seja emitido no novo modelo, a partir no dia 1º de junho, atendendo a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Veja detalhes e como proceder.

Veja o que muda na nova CNH que entra em vigor em junho desse ano

(Foto: O Povo)

Emissão da CNH fica suspensa de 26 a 31 de maio no ES

Com relação aos demais serviços da CNH, durante esse período, somente a entrega das carteiras não será realizada, devido à realização de testes de impressão do novo modelo. Já a abertura de novos processos de CNH e a aplicação de exames teóricos e práticos estão mantidos.

Os motoristas que abrirem processos durante o período de suspensão e os que ainda aguardam a emissão do documento vão receber a CNH no novo modelo, a partir do dia 1º de junho.

Saiba como será a nova CNH

Em dezembro do ano passado, o Contran anunciou a atualização da CNH. A nova carteira conta com uma série de itens de segurança e será entregue ao motorista que for tirar o documento pela primeira vez, fazer a renovação ou emitir a segunda via.

A nova versão do documento contará com a categoria (A, B, C ou D) visível na primeira coluna, imagem do tipo de veículo, confirmação da habilitação para conduzir – indicação por meio da letra P se o condutor tem apenas permissão ou D se tem a CNH definitiva. 

Haverá ainda um campo para indicar se o condutor utiliza a carteira de motorista para trabalhar e outro para a anotação de possíveis restrições médicas. O QR Code,  já disponível nos documentos emitidos desde 2017, será mantido na nova versão da CNH. Ele armazena todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção apenas da assinatura do condutor.

Especialistas avaliam que as mudanças realizadas pelo Contran na nova carteira de motorista brasileira vão dificultar as falsificações, além de deixar o documento mais alinhado ao padrão internacional.

Nova CNH

Validade e pontuação

Apesar de a carteira de motorista ter sofrido diversas alterações a partir de junho de 2022, sua validade ainda continua com as mesmas regras: 

Até 50 anos de idade – 10 anos de validade

Entre 50 e 69 anos de idade –  5 anos de validade

A partir de 70 anos de idade – 3 anos de validade

Com relação à pontuação por infrações de trânsito, a lei flexibilizou o número de pontos que um condutor pode ter na CNH, que tinha o limite de 20 pontos em 12 meses. Agora, este número passou para 40 pontos durante esse mesmo período, sob risco de ficar com a CNH suspensa.

Veja como renovar a CNH vencida em 2020

(Foto: Detran)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA