Emissão de CNH fica suspensa de 26 a 31 no ES: saiba o que fazer
O Detran do Espírito Santo vai suspender temporariamente o serviço de triagem de processo de habilitação e de emissão da CNH.
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) vai suspender temporariamente entre os dias 26 e 31 de maio o serviço de triagem de processo de habilitação e de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A medida, segundo explica o Detran-ES, será necessária para padronização do sistema e também para que documento seja emitido no novo modelo, a partir no dia 1º de junho, atendendo a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Veja detalhes e como proceder.
Emissão da CNH fica suspensa de 26 a 31 de maio no ES
Com relação aos demais serviços da CNH, durante esse período, somente a entrega das carteiras não será realizada, devido à realização de testes de impressão do novo modelo. Já a abertura de novos processos de CNH e a aplicação de exames teóricos e práticos estão mantidos.
Os motoristas que abrirem processos durante o período de suspensão e os que ainda aguardam a emissão do documento vão receber a CNH no novo modelo, a partir do dia 1º de junho.
Saiba como será a nova CNH
Em dezembro do ano passado, o Contran anunciou a atualização da CNH. A nova carteira conta com uma série de itens de segurança e será entregue ao motorista que for tirar o documento pela primeira vez, fazer a renovação ou emitir a segunda via.
A nova versão do documento contará com a categoria (A, B, C ou D) visível na primeira coluna, imagem do tipo de veículo, confirmação da habilitação para conduzir – indicação por meio da letra P se o condutor tem apenas permissão ou D se tem a CNH definitiva.
Haverá ainda um campo para indicar se o condutor utiliza a carteira de motorista para trabalhar e outro para a anotação de possíveis restrições médicas. O QR Code, já disponível nos documentos emitidos desde 2017, será mantido na nova versão da CNH. Ele armazena todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção apenas da assinatura do condutor.
Especialistas avaliam que as mudanças realizadas pelo Contran na nova carteira de motorista brasileira vão dificultar as falsificações, além de deixar o documento mais alinhado ao padrão internacional.
Validade e pontuação
Apesar de a carteira de motorista ter sofrido diversas alterações a partir de junho de 2022, sua validade ainda continua com as mesmas regras:
Até 50 anos de idade – 10 anos de validade
Entre 50 e 69 anos de idade – 5 anos de validade
A partir de 70 anos de idade – 3 anos de validade
Com relação à pontuação por infrações de trânsito, a lei flexibilizou o número de pontos que um condutor pode ter na CNH, que tinha o limite de 20 pontos em 12 meses. Agora, este número passou para 40 pontos durante esse mesmo período, sob risco de ficar com a CNH suspensa.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.