Testamos: Com acabamento sofisticado, Honda HR-V EX tem bom desempenho tanto na cidade como na estrada

A Honda HR-V EX é a terceira versão do modelo a ser testada pela equipe do Garagem 360. Isso porque a a Touring (mais completa) e a LX (mais simples) já foram analisadas anteriormente pela reportagem. Para os testes da vez, o SUV conserva o conforto do modelo top de linha e traz alguns recursos de série a mais que o da versão de entrada.

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Logo à primeira vista, a Honda HR-V EX impressiona pelo belo design, também presente nas outras versões. Em termos de acabamento, a novidade fica por conta do couro no volante e no painel. Detalhes cromados nessas mesmas áreas dão um toque de sofisticação a mais na versão. Quanto aos recursos, essa SUV conta câmera de ré, troca manual de marchas, em duas borboletas presentes no volante, e controles de ar-condicionado (em touchscreen) e rádio mais modernos.

Se você está acostumado com motores de resposta rápida, a potência da EX em subidas, por exemplo, pode dar a impressão de que é lenta. Essa situação pode ser notada por conta do câmbio automático CVT do veículo. Ao todo, são sete marchas e você realmente não sente uma troca brusca entre uma e outra, mesmo ao pisar fundo no acelerador. Caso você prefira aumentar o giro na velocidade, basta colocar o câmbio na opção manual e ir dando toques nas borboletas para a troca.

Para acesso de todas as informações do computador de bordo, como autonomia e rendimento, é necessário alternar entre dois visores. Caso você esteja na estreada, sem trânsito, é possível programar uma velocidade de cruzeiro constante. A partir daí, o SUV vai manter a aceleração programa. Entretanto, isso não é mostrado de forma eletrônica – o ponteiro do velocímetro fica travado na quantidade escolhida.

Dia a dia
Durante os testes de uma semana, a HR-V EX rodou tanto na estrada quanto na cidade. Em ambas as situações, ela estava abastecida com etanol e teve um desempenho médio de 8,5 km/l. As rodovias Anchieta e Imigrantes estiveram na rota do SUV e ele não deixou em nada a desejar nas curvas – estabilidade e segurança puderam ser sentidas ao volante.

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Honda HR-V EX CVT

Motorização: 1,8l 16 válvulas 139 cv/140 cv a 6.300/6.500 RPM (etanol/gasolina)

Torque máximo líquido: 17,4 kgfm a 4.800 RPM/ 17,3 kgfm a 5 mil RPM (etanol/gasolina)

Transmissão: Automática CVT

Dimensões: 4,29 m x 1,77 m x 1,58 m (comprimento x largura x altura)

Distância entre eixos: 2,61 m

Peso em ordem de marcha: 1.270 kg

Tanque de combustível: 51 L

Consumo: 8,5 km/l (cidade ou estrada) com etanol (pelo computador de bordo)

Porta-malas: 437 L

Preço: R$ 94.600

Pontos positivos: boa dirigibilidade, amplo espaço interno, porta-malas grande

Pontos negativos: baixa autonomia (não mudou muito entre estrada e cidade), painel não mostra todas as funções sem alternância de tela, sensor de ré sem aviso sonoro

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Espaço interno é outro fator que agrada, tanto quem dirige como quem é passageiro do veículo. Os bancos dianteiros têm ajuste manual e no do motorista é possível acertar a altura desejada. Considerando que o veículo não é dos mais baixos, esse recurso também facilita o conforto ao volante.

Apesar de espaçoso, o carro não chega a ser grande para a cidade. O comprimento do SUV tem pouco mais de quatro metros e a largura não chega a 1.80 m. Na versão EX, os sensores de ré não emitem efeito sonoro. A câmera traseira mostra, em faixas amarelas, o quão perto você está de um objetivo ao manobrar.

Boa pedida?
A HR-V EX tem valor oficial de R$ 94.600 na versão automática CVT. São cerca de R$ 6 mil a mais do que na de entrada e R$ 13 mil a menos com relação ao preço da Touring. O modelo avaliado pela reportagem também conta com opção de câmbio manual –  neste caso, o SUV vai sair por R$ 80.900.

Confira galeria completa do SUV:

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