Novo Compass 2022, Corolla Cross e Taos: relembre os carros lançados neste ano

Novo Compass 2022, Corolla Cross e Taos. O ano começou com bastante novidades no mercado automotivo brasileiro. Relembre os principais.

Novo Compass 2022, Corolla Cross, VW Taos e Ford Bronco. Todos eles lançados durante os primeiros seis meses de 2021. Porém, esses meses foram marcados por diversos lançamentos em várias categorias. Aqui no Brasil, vimos que o mercado de SUVs teve mudanças importantes. Além disso, a oferta de carros híbridos e elétricos aumentou. Este período também mostrou que é possível mexer em time que está ganhando. Bom, chegou a hora de relembrar alguns dos carros lançados em 2021 (até agora).

Novo Compass 2022 e os principais lançamentos 

Toyota Corolla Cross

Novo Compass, Corolla Cross e Taos: relembre os carros lançados em 2021

Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

Uma das principais carros lançados em 2021 é o Toyota Corolla Cross. Baseado no famoso sedã médio, o veículo é a tentativa da montadora japonesa de ser uma alternativa no mercado de SUVs médios. Seu visual ficou bastante parecido com o irmão maior RAV4. O veículo está sendo oferecido em duas versões à combustão (XR e XRE).

Elas usam o motor 2.0L Dual VVT-iE 16V DOHC Flex, que gera 177 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. Uma boa tecnologia trazida por ele é o inédito sistema híbrido Flex (versões XRX e XRV). Além do 1.8L VVT-i DOHC Flex 16v, dois motores elétricos completam o sistema híbrido. Ele produz uma potência combinada de 122 cv.

VW Taos

Novo Compass, Corolla Cross e Taos: relembre os carros lançados em 2021

VW Taos (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Outro carro que busca repetir o sucesso do Jeep Compass é o VW Taos. Substituto da versão de cinco lugares da Tiguan, o gigante será feito na Argentina. Um dos seus principais pontos positivos é seu porte imponente. Ele é um carro que foi projetado sobre a plataforma MQB A1 e mede 4.461 mm de comprimento, 1.841 mm de largura e 1.626 mm de altura. Suas versões são: Comfortline (R$ 154.990) e Highline (R$ 181.790).

Debaixo do capô está o 1.4 TSI Total Flex. Ele pode gerar uma potência máxima de 150 cv  e torque de 25,5 kgfm, A transmissão sempre será a automática de seis velocidades.

Ford Bronco Sport

carros lançados em 2021

Ford Bronco (Foto: Divulgação/Ford)

A Ford foi a grande personagem do mercado automotivo brasileiro neste começo de ano. No dia 11 de janeiro, a montadora norte-americana anunciou o fechamento de suas fábricas do Brasil. Além disso, a marca passou a vender apenas veículos importados. De todos os modelos, só restaram a Ranger, o Mustang, o Territory, o Edge e o novo SUV Bronco.

Leia mais: Carros 2022: veja quais são os principais lançamentos dos próximos meses

Após, 25 anos, a Ford decidiu usar o famoso nome para chamar seu utilitário esportivo médio.  Seu propulsor é o 2.0L Ecoboost, que pode gerar uma potência máxima de 240 cv a 5.550 rpm e torque de 373 Nm a 3.000 rpm. Ele está sendo vendido apenas na versão Wildtrack e está custando a partir de R$ 256.900.

Novo Compass 2022

Jeep Compas 2022 (Foto: Divulgação/Jeep)

Para enfrentar a nova safra de jipes médios, a Jeep resolveu fazer algumas alterações no Compass. De acordo com os dados divulgados pela Fenabrave, o modelo esta entre os 10 veículos mais vendidos do País. No visual, as mudanças foram mínimas (novo para-choque e grade um pouco diferente). Já no interior, uma mudança mais profunda. O destaque vai para a nova central multimídia de 10,1 touchscreem.

Porém, a grande mudança está no conjunto mecânico. A grande novidade é o motor 1.3 Turbo Flex, que substituiu o 2.0 Tigershark. Ele pode gerar 185 cv a 3.750 rpm e 270 Nm a 1.750 rpm. Já o motor 2.0 Turbodiesel (170 cv a 3.750 rpm e 350 Nm a 1.750 rpm) passou a contar com o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape.

Fiat Toro 2022

Fiat Toro (Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

Um carro que não para de fazer sucesso no Brasil. Desde o seu lançamento, a Fiat Toro chama a atenção dos brasileiros. E no começo de 2021, ela recebeu sua primeira reestilização e ganhou um pouco mais de agressividade e sofisticação. Além do novo logotipo e a Fiat Flag, a dianteira recebeu novos para-choque, e grade. No caso do último item, as versões mais caras receberam uma frente diferente e ficaram com visual mais esportivo.

Do mesmo modo que o Jeep Compass, o sistema multimídia UCONNECT de 10,1 polegada se destaca no painel. Porém, a Fiat a colocou virada na vértical.  O motor 1.3 Turbo Flex também foi colocado na nova Toro. Uma outra opção de motorização do carro é o 2.0 Turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque,

Carros elétricos

Por fim, dois principais lançamentos do mercado dos carros elétricos. A Renault, por exemplo, lançou em abril a segunda geração do pequeno Zoe. Vendido por aqui nas configurações Zen (R$ 204.990) e Intense (R$ 219.990), o veículo é um dos mais vendidos na Europa. Seu capõ foi totalmente redesenhado e os faróis trazem a tecnologia Full LED. Por dentro, uma enorme central multimídia de 10 polegadas é o principal destaque. Seu motor passou a ter uma potência de 135 cv e 25 kgfm de torque. Com uma bateria de 52 kWh, o carro pode andar por 385 km.

carros lançados em 2021

Renault Zoe (Foto: Divulgação/Renault)

carros lançados em 2021

Audi e-tron (Foto: Divulgação/Audi)

Já a Audi mostrou o SUV e-tron e sua variação Sportback. Eles são os primeiros SUVs 100% elétricos vendidos pela montadora alemã. E tem dois assuntos que eles entendem bem: eficiência e sofisticação. O SUV tradicional, por exemplo, possui um pacote de itens de série bastante completo e porta-malas de 600 litros. Já seu propulsor de 300 kW (664 Nm) pode fazer o veículo acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Sua bateria pode fazê-lo andar por 436 quilômetros.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA