75% dos brasileiros querem trocar de carro ainda em 2021, diz pesquisa

trocar de carro
75% dos brasileiros pretendem trocar de carro. Foto: dinheirama

Uma pesquisa recente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) em parceria com o site Webmotors aponta que 75% dos brasileiros pretendem, ainda em 2021, trocar de carro. Ou, então, comprar um automóvel.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

O estudo escutou mais de 4 mil pessoas. Veja todos os dados do levantamento!

Foto: Unsplash

 

75% pretende trocar de carro

Assim, na mesma pesquisa, 79% dos participantes disseram que já possuem um veículo próprio. Além disso, que usaram mais o automóvel desde o agravamento da pandemia da Covid-19, em março de 2021.

Enquanto isso, entre os participantes que não possuem um carro, 46% afirmou que utiliza transporte por aplicativo. Já 29% daqueles que não possuem um veiculo passaram a se locomover a pé, a fim de evitar o transporte coletivo.

Já outro estudo, do instituto de pesquisa Vox Populi, mostra que o temor causado pelo coronavírus transformou o carro no quarto objeto mais desejado do brasileiro. O motivo é que eles evitam aglomerações para se locomover.

Aproveite e veja: Dicas para conseguir financiar seu carro ou moto sem se endividar

Modelos preferidos

A pesquisa mostra também que , seja o consumidor que já teve um veículo e está retornando ao mercado ou aquele que está à procura do primeiro automóvel, cerca de 94% dos interessados em adquirir seu próprio meio de transporte pretende comprar carros usados. Além disso, os modelos preferidos são os hatch (36%), os sedãs (34%). Por fim, os SUVs (20%).

Mas, ainda que os SUVs ocupam, na pesquisa, a terceira posição, os modelos  apresentaram o maior crescimento nas vendas no primeiro trimestre de 2021. É o que diz uma pesquisa da OLX, por exemplo, que viu um aumento de 96,5% na comercialização desse tipo de veículo em sua plataforma entre janeiro e março, na comparação com o mesmo período de 2020. Esse número é ainda quase três vezes maior do que o alcançado com a venda de automóveis.

Líder de vendas nas versões zero quilômetro, o Jeep Compass também tem sido o grande destaque entre os usados, apresentando alta de 174,4% nas comercializações nos três primeiros meses deste ano.

Logo atrás, completando o pódio, vieram o Jeep Renegade (+128,1%) e o Hyundai ix35 (+115,8%). O Compass ainda liderou outras duas listas: a de crescimento em procura (+74,3%) e a de variação em anúncios (53,6%).

trocar de carro
Jeep Compass é um dos usados mais vendidos entre os SUVs (Foto: Divulgação/Stellantis/Jeep do Brasil)

58% dos brasileiros considera preço um obstáculo para trocar de carro ou comprar

Apesar da alta intenção do consumidor em comprar carro, muitos deles ainda esbarram no fator financeiro. Para 58%, o alto preço dos automóveis é um impeditivo, enquanto 29% lamentaram o valor elevado dos juros de financiamento.

De acordo com o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, os principais motivos que alavancaram os preços dos carros foram o aumento da demanda e a falta de peças, muito por conta das paralisações de fábricas no auge da pandemia.

Para 58% dos brasileiros, alto preço dos automóveis é um impeditivo. Foto: Unsplash

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem 360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar