Dicas para conseguir financiar seu carro ou moto sem se endividar
Uma saída para comprar um veículo é o financiamento. O Garagem360 e o BV trazem dicas para financiar carro ou moto, sem se endividar! Veja!
Muitas pessoas têm como o principal objetivo a compra de um carro ou de uma moto. Porém, os preços altos é um dos empecilhos que encontramos. Uma das saídas, então, para conseguir realizar esse sonho é o financiamento. Pensando nisso, o Garagem360 e a BV (Banco Votorantim) separaram algumas dicas para conseguir financiar seu carro ou moto sem se endividar.
Veja as dicas para conseguir financiar seu carro ou moto!
Regularize as dívidas
Para fazer o financiamento, é necessário seguir algumas regras. Uma delas é ter as dividas regularizadas. Muitas instituição de crédito avaliam o score de crédito do beneficiário e pessoas com score baixa não conseguem o dinheiro.
Por isso, é sempre bom estar atento as dividas em aberto e negociá-las. Caso tenha dúvidas, você pode consultar a sua situação em órgãos responsáveis, como o SPC e Serasa.
Avalie e controle a sua renda
Um ato comum antes de fazer o financiamento e pagar a entrada. Segundo especialistas, o ideal é que ela seja de 30% do valor de compra do veículo pretendido. Entretanto, para chegar a este valor, a pessoa precisa organizar, financeiramente falando.
Ter um bom planejamento financeiro e economizar podem ser ideias para atingir o objetivo. No caso do primeiro, a pessoa interessada em comprar o carro deve saber, primeiramente, todos os gastos que ela possui. Dependendo, alguns deles deverão ser cortados para que os valores do carro possam caber no orçamento.
Dê atenção o valor do veículo
Veja também: Como funcionam os consórcios de veículos – um guia completo para você
Ter um carro/moto não é tão fácil quanto parece. Além do preço gasto com a compra, os proprietários devem pagar pela documentação, impostos, manutenção e combustível. Sem falar os imprevistos. Para isso, os especialistas indicam que todo um estudo dever ser feito.
O primeiro passo é colocar no papel todos os gastos. Depois, o futuro proprietário deve avaliar qual será o uso do veículo e suas qualidades. De acordo com a BV, é mais fácil a instituição financeira aprovar o financiamiento de veículos mais em conta.
Esteja com toda a documentação disponível
Dentre todas as dicas para conseguir financiar seu carro, essa pode ser uma das mais importantes e que é válida para várias atividades. Para facilitar o processo da análise de crédito, as empresas pedem para o interessado tenha todos os documentos em mãos. Normalmente, elas costumam pedir:
- Comprovante de renda
- Comprovante de residência
- RG
- CPF
- E entre outros
Vale lembrar que todos eles precisam estar atualizados.
Faça o seguro do veículo
Por fim, uma dica bastante valiosa. Vimos acima que a posse de um automóvel ou motocicleta gera algumas despesas. O seguro deve ser uma das mais importantes. Ele não é obrigatório, mas pode ser bastante útil. Em caso de acidentes, por exemplo, você terá o valor coberto pela seguradora. O mesmo acontece caso seu veículo seja roubado.
Sem falar que as financeiras veem quem possui essa preocupação com bons olhos. Muitas delas sentem mais segurança na hora de oferecer um plano de financiamento.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.