7 coisas que viraram itens obrigatórios nos carros 0km: ninguém mais abre mão

Alguns motoristas consideram estes itens obrigatórios na hora de comprar um carro novo. Vejam quais são e se valem a pena.

Não são itens obrigatórios, mas são indispensáveis para muitos dos novos proprietários. Seja por conforto ou segurança, alguns componentes fazem toda a diferença no momento da escolha por um 0 km. Veja quais são. 

Itens que se tornaram obrigatórios para alguns proprietários

Antes de mais nada, vamos aos itens:

1 – Seis ou mais airbags

Os airbags, juntamente com os freios ABS, passaram a ser obrigatórios em 2014. Desde então, os fabricantes passaram a incluir o item, mas alguns vão ainda mais longe com 6 ou mais. 

Os extras são dispostos nas laterais, os traseiros, do tipo cortina, para proteção exclusiva de cabeça, bem como os airbags de joelho, central, de cinto, capô e teto. 

2 – Câmbio automático

O câmbio automático tem se tornado cada vez mais popular devido à sua praticidade e conforto. Com ele, o motorista não precisa se preocupar em trocar as marchas manualmente, tornando a experiência de condução mais suave.

Existem diferentes tipos, no entanto os mais comuns possuem o conversor de torque. Nestes casos, a troca das marchas é feita por um sistema eletrônico de forma autônoma, de acordo com a rotação do motor. 

câmbio automático

O câmbio automático passou a ser uma obrigatoriedade para alguns motoristas. Foto: Divulgação

3 – Direção elétrica

A direção elétrica é mais comum e também traz mais praticidade e conforto ao condutor. A princípio, a direção elétrica é uma evolução da hidráulica, já que oferece maior leveza e precisão. Além disso, facilita a manobrabilidade do veículo e contribui para a economia de combustível.

4 – Multimídia com pareamento de celular

Com o avanço da tecnologia, ter uma central multimídia com capacidade de pareamento de celular é essencial. Isso permite que o motorista utilize funções como GPS, reprodução de música e chamadas telefônicas de forma prática e segura.

5 – Ar-condicionado 

O ar-condicionado digital proporciona maior controle da temperatura interna do veículo, garantindo conforto térmico tanto no calor quanto no frio. Os modelos mais modernos são digitais e automáticos, que ajustam a temperatura e fluxo do ar conforme as preferências dos ocupantes. 

Nos modelos ainda mais completo há a opção do ar-condicionado dual zone, onde o lado do motorista e do passageiro podem ter temperaturas diferentes.

ar condicionado

O ar condicionado manual deu lugar ao digital. Foto: Freepik

6 – Controles de tração e estabilidade

Os controles de tração e estabilidade são recursos importantes para garantir a segurança durante a condução do veículo. Eles ajudam a manter o carro estável em diferentes condições de pista, evitando derrapagens e perda de controle. Estão cada vez mais comuns, encontrados inclusive em modelos 1.0. 

Confira também: O que já sabemos sobre os carros da nova montadora chinesa que venderá SUV no Brasil

7 –  Sensor de distância

O sensor de distância, como o nome sugere, monitora a distância entre o carro e o veículo à frente e acionam automaticamente os freios para evitar acidentes. A princípio, eram equipados apenas em carros mais caros, como os da Volvo. 

Atualmente se encontra até em modelos mais em conta, como Hyundai HB20 Evolution, por exemplo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA