O estudo Shifting Gears, da Teads, revela que metade dos consumidores brasileiros já considera veículos eletrificados. Com decisões rápidas e altamente influenciadas pelo digital, o mercado automotivo no Brasil está em plena transformação.
Brasileiros já consideram ter um veículo elétrico
O estudo Shifting Gears: A Nova Dinâmica de Compra de Automóveis, realizado pela Teads, uma plataforma global de mídia, revela que 50% das pessoas que compraram ou alugaram um carro nos últimos dois anos, ou planejam fazê-lo nos próximos dois anos, já consideram veículos eletrificados no Brasil.
Além disso, o processo de tomada de decisão foi mais ágil em comparação com outros mercados: os brasileiros levam até duas semanas para pesquisar marcas e modelos, e no momento do test drive, 43% dos potenciais compradores já se limitam a duas opções.
Além de destacar essa movimentação intensa no mercado automotivo brasileiro, o estudo investigou motivações, preferências, fontes de informação, percepções e a influência da publicidade, especialmente digital, sobre um consumidor que está disposto a trocar de marca e que toma decisões em um curto espaço de tempo.
Os resultados foram apresentados em um evento em São Paulo, com a presença de representantes de montadoras e suas agências de publicidade.
Pesquisa buscou identificar tendências
A pesquisa, que ouviu mais de 6.000 pessoas em 16 mercados, entrevistou 400 brasileiros entre 18 e 55 anos, nos meses de novembro e dezembro de 2023.
Entre os principais objetivos, a Teads buscou identificar as principais motivações e desafios na compra de automóveis em geral, com um capítulo dedicado à consideração e decisão por motores híbridos e elétricos.
No Brasil, 47% dos entrevistados consideram substituir o veículo atual por um modelo semelhante; 26% planejam comprar o primeiro carro; 20% desejam trocar por um modelo maior ou mais premium; e 7% buscam um veículo adicional.
“Com a pesquisa qualitativa, pudemos compreender o processo de compra de automóveis, identificar os principais desafios e as muitas oportunidades em uma jornada idealmente omnichannel, e determinar a importância dos canais digitais e da publicidade para as marcas. O estudo traz insights acionáveis para estratégias de convencimento de um consumidor em uma jornada de decisão profundamente digital e, por influência deste meio, é muito mais rápida. O tempo de contato das marcas é menor, mas os caminhos para visibilidade, construção de confiança e consideração passam por uma experiência digital always on e positiva de ponta a ponta”, indica Monika de Faria Lima Cerqueira, CO-MD da Teads no Brasil.
Sobre os modelos mais procurados no Brasil, sedãs (60%) e SUVs (35%) lideram as preferências, seguidos por hatchbacks (19%), picapes (18%), conversíveis (11%), coupés (5%), peruas (3%) e minivans (2%).
Apaixonados por carros, os brasileiros são mais exigentes do que a média global na hora da escolha. O estudo identificou que, para 9 em cada 10 potenciais compradores, os principais critérios são: manutenção (96%), segurança (95%), confiabilidade (94%), eficiência de combustível (93%) e preço (92%).
Em comparação com a média global, segurança e confiabilidade estão empatadas em primeiro lugar, com 91%, seguidas por eficiência de combustível e preço (88%) e manutenção (87%).
No quesito fidelidade, o estudo revelou que quase 9 em cada 10 brasileiros estão abertos a trocar de marca, acima da média global de 82%.
Carros Elétricos
Tema central nas discussões sobre economia de combustível e sustentabilidade, os veículos elétricos ganharam destaque no estudo. No Brasil, 50% dos consumidores já consideram veículos eletrificados, e 3 em cada 10 já descartam os motores a combustão.
Outros números relevantes:
- 42% dos consumidores globais consideram apenas veículos híbridos ou 100% elétricos, rejeitando os motores a combustão;
- 71% dos brasileiros ainda consideram motores a combustão, 32% consideram os híbridos, e 18% estão focados nos elétricos;
- Para 29% dos potenciais compradores brasileiros, motores híbridos ou elétricos são a única opção.
Processo de Tomada de Decisão
O estudo investigou sete etapas na jornada de compra de um automóvel:
- Pesquisa de marcas e modelos;
- Contato com concessionárias;
- Agendamento de test-drives;
- Definição da configuração do veículo;
- Revisão das opções de financiamento;
- Obtenção de cotações e negociações;
- Efetivação da compra.
Uma descoberta importante foi o papel crucial do digital em todas essas etapas. Para 56% dos brasileiros, o ambiente online foi mais influente do que em compras anteriores, acima da média global de 43%.
Os brasileiros decidem rapidamente: 47% dedicam duas semanas ou menos para pesquisar modelos e marcas, comparado a 42% da média global.
Outros pontos destacados
- Conhecimento e Consideração são chave para um processo seletivo intenso;
- Sites de montadoras, concessionárias e marketplaces são as principais fontes de pesquisa;
- O digital prevalece sobre o offline, com 84% recorrendo aos sites de montadoras e 71% a revistas especializadas online, contra 66% que assistem programas automotivos de TV;
- Combinar TV, digital e estratégias contextuais aumenta a consideração da marca para 7 em 10 consumidores;
- Para 9 em 10, anúncios online inspiram ações concretas, sendo esse número ainda maior entre interessados em veículos eletrificados.