5 “pedidos de socorro” que o seu carro faz dias antes de te deixar a pé
Vai viajar? Cuidado! Estes cinco sinais indicam problemas graves no carro e quando procurar a oficina para evitar ficar na estrada
Manter a manutenção em dia é a melhor forma de evitar surpresas na estrada. Depois que a garantia expira, muitos proprietários relaxam e só procuram a oficina quando o problema já é grande. Antes de uma pane séria acontecer, o veículo costuma emitir sinais, se você souber identificá‑los, pode economizar tempo, dinheiro e evitar riscos.
Acompanhe o Garagem360 e veja cinco sinais que indicam alerta máximo!
Quais sinais o carro dá antes de quebrar?
Você sabia que o seu carro raramente quebra “do nada”? Na grande maioria das vezes, dias ou até semanas antes de uma pane fatal, o veículo emite sinais claros de que algo grave está para acontecer.
O problema é que muitos motoristas, especialmente após o fim da garantia de fábrica, tendem a ignorar esses avisos, transformando um reparo simples em uma bomba-relógio financeira. Com as estradas lotadas neste fim de ano, ignorar esses 5 alertas pode significar o fim das suas férias no acostamento.
Confira se o seu veículo está apresentando algum destes sintomas agora:
1. Barulho na suspensão (nheco-nheco)
Não aumente o volume do rádio para ignorar. Ruídos secos ou metálicos ao passar por valetas e buracos são o grito de socorro da suspensão.
O risco? Se ignorado, uma simples bucha gasta pode evoluir para a quebra de uma bandeja ou pivô, fazendo a roda “cair” com o carro em movimento. O reparo que seria barato se torna uma fortuna.
Veja também 5 perguntas que você deve fazer ao mecânico para não ficar a pé
2. Óleo baixando antes da hora
Se você puxou a vareta e o nível do óleo está baixo muito antes do prazo da troca, acenda o sinal vermelho. O motor não “consome” óleo excessivamente se estiver saudável. O lubrificante pode estar vazando para dentro da câmara de combustão. Isso causa “engasgos”, perda de potência e reduz drasticamente a vida útil do motor.
Basicamente, sem óleo, o motor funde.
3. Freio borrachudo e TWI do pneu
Se o pedal do freio está muito baixo ou você sente vibrações ao pisar, o sistema está comprometido (pode ser fluido velho ou disco empenado).
Atenção ao pneu: Aproveite para olhar o TWI (aquele ressalto de borracha dentro do sulco do pneu). Se a banda de rodagem chegou no nível dele, o pneu está careca e o risco de aquaplanagem na estrada é iminente.
4. Luzes no painel
Luzes vermelhas e laranjas não são enfeite. Por isso, é importante entender o que elas representam:
- Vermelha: É parada obrigatória e imediata (ex: temperatura ou pressão do óleo). Se continuar rodando, o motor vai quebrar em minutos.
- Laranja: Atenção (ex: injeção eletrônica). O carro pode até andar, mas está consumindo mais e poluindo.
5. Cheiro de combustível
Sentiu cheiro de gasolina ou etanol, seja com o carro parado na garagem ou rodando? Pare tudo. Isso indica vazamento em mangueiras ou no tanque. Diferente dos outros problemas que “apenas” quebram o carro, este aqui traz risco real de incêndio. Procure um mecânico imediatamente.
Conte para a gente: você costuma ouvir os barulhos do carro ou espera a luz acender no painel? Você já ficou na mão por ignorar um desses sinais!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

