Manutenção: entenda o motivo que pode deixar o pedal do freio duro ou baixo

Pedal do freio duro ou baixo? O sistema de freios é um dos componentes mais importantes de um carro, responsável por garantir a segurança do motorista e dos passageiros. Qualquer problema identificado deve ser corrigido o mais rápido possível. 

Porque o pedal do freio fica duro ou baixo? - Foto: Shutterstock
Porque o pedal do freio fica duro ou baixo? – Foto: Shutterstock

 

Porque o pedal do freio fica duro ou baixo?

Segundo Luciano Costa, gerente geral da Jurid, alguns dos motivos mais prováveis para o endurecimento do pedal ou o seu desnivelamento são: 

  • baixa qualidade das pastilhas de freio
  • problema no servo freio
  • falhas entre o servo freio e pedal
  • excesso de água no sistema
  • presença de ar na tubulação 
  • vazamentos dos fluidos

Luciano explica que vazamentos de fluido no sistema de frenagem também contribuem para o desnivelamento do pedal, fazendo com que ele fique baixo. 

“Se isto acontecer, é preciso verificar se o escoamento ocorre nas tubulações rígidas ou flexíveis, no cilindro mestre e nos cilindros de rodas ou nas pinças”, explica.

Outro ponto evidenciado pelo gerente é o desgaste das tubulações por corrosão. Quando isso ocorre, são comuns as fissuras que geram vazamentos ou inchamento dos flexíveis, provando o aumento no curso do pedal de freio e perda da capacidade de frenagem.

Outros problemas comuns:

  • Problemas com a bomba de vácuo: A bomba de vácuo é responsável por gerar o vácuo que aciona o servo freio. Se ela estiver com problemas, o pedal pode ficar duro.

  • Problemas com a mangueira de vácuo: A mangueira de vácuo liga a bomba de vácuo ao servo freio. Se ela estiver danificada, o pedal pode ficar duro.

  • Problemas com o módulo ABS: O módulo ABS é responsável por evitar o travamento das rodas durante a frenagem. Se ele estiver com problemas, o pedal pode ficar baixo e esponjoso.

Como evitar problemas nos freios

Luciano lembra que é importante verificar o nível de fluido no reservatório. Além disso, o servo freio precisa estar bem conectado ao cilindro mestre para garantir o funcionamento eficiente e evitar falhas. 

Para manter o sistema de freio em boas condições, o ideal é realizar revisão para verificação do estado das peças. 

Também é importante avaliar as pastilhas de freios, que podem estar desgastadas ou emperradas, o que também pode causar o endurecimento do pedal.

“É importante sempre optar por produtos de qualidade e que apresentem as especificações compatíveis com o veículo”, explica Costa.

Lembre-se: é fundamental estar atento a qualquer mudança no funcionamento dos freios, como o endurecimento, afundamento do pedal ou falhas. 

Sua segurança e a dos outros depende do bom funcionamento do sistema de freios, portanto é importante estar atento a qualquer problema e tomar as medidas necessárias para corrigi-los.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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