5 dicas essenciais para evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro
5 dicas essenciais para evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro. Veja o que diz o especialista da loja virtual PneuStore.
Os pneus do carro são componentes cruciais para manter o bom desempenho e a segurança. A escolha correta e os cuidados adequados podem prolongar sua vida útil, ajudar na economia e garantir uma condução mais segura.
Confira 5 dicas essenciais para evitar seu desgaste prematuro!
Como evitar o desgaste prematuro dos pneus do carro?
1. Escolha o pneu certo
O primeiro passo começa na escolha dos pneus com base na sua utilização. Segundo Fernando Soares, Diretor de E-commerce da PneuStore, condições extremas como atoleiros, chuva intensa ou neve, exigem pneus adequados. A escolha de modelos inadequados pode comprometer severamente a segurança do condutor e dos passageiros.
“Investir em pneus de qualidade é priorizar segurança, eficiência e desempenho. Motoristas atentos à manutenção e à escolha adequada de pneus desfrutam de uma experiência de condução mais confortável, segura e econômica. Antes de adquirir novos pneus, é fundamental considerar fatores como tipo de veículo, condições climáticas e o estilo de direção”, declarou, Fernando Soares.
2. Faça a calibragem regular
Manter a pressão correta dos pneus é fundamental para evitar o desgaste irregular e prematuro. Consulte o manual do proprietário, a etiqueta na porta do motorista ou pesquise na internet para saber qual a pressão ideal para o veículo.
A calibragem deve ser feita pelo menos uma vez por semana, sempre com os pneus frios.
3. Faça o alinhamento e balanceamento
O alinhamento e balanceamento são serviços que garantem o desgaste uniforme dos pneus, evitam vibrações no volante, assim como o consumo exagerado de combustível.
O ideal, é fazer os dois procedimentos a cada 10.000 km ou quando sentir vibrações no volante, desgaste irregular dos pneus ou quando a direção “puxar” para um dos lados.
4. Rodízios de pneus
O rodízio de pneus consiste na troca dos pneus do carro para que desgastem de forma uniforme. Em via de regra, os pneus do lado da tração desgastam mais rápido.
Geralmente, o próprio fabricante informa quando é necessário fazer o rodízio — entre 5.000 km a 10.000 km.
5. Evite sobrecarga
Excesso de peso no veículo pode sobrecarregar os pneus, causando o desgaste prematuro da banda de rodagem, o que leva a aumento no consumo de combustível, perda da estabilidade e como consequência maiores riscos de acidente.
Mais uma vez a dica é consultar o manual para saber a capacidade máxima de carga do seu veículo e evite se aproximar ou ultrapassar esse limite.
E como você tem feito a calibragem dos pneus? Responda nos comentários!
Leia também: Como descobrir a calibragem correta dos pneus
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.