Desde que a Embraer anunciou o passo inicial para criação do primeiro carro voador do Brasil, o tema voltou à tona com grande força. Veja alguns detalhes extraordinários do veículo.
Como será o carro voador?
As indústrias nacional e global têm se mobilizado nas últimas semanas para dar o próximo passo com relação ao futuro dos veículos.
Enquanto nos Estados Unidos, a empresa de aviação Aska, anunciou avanços significativos para a estreia do Aska A5 nas ruas do país, o Brasil também trouxe novidades sobre o tema.
VEJA TAMBÉM
Por aqui, a Embraer juntamente com a sua subsidiária Eve Air Mobility, comunicou a criação da primeira fábrica para produção de carros voadores no país.
Dessa forma, os eVTOLS, são uma realidade cada vez mais próximas de se concretizarem.
Com isso, confira 5 detalhes impressionantes sobre os veículos ultrafuturistas que ganharão as cidades em poucos anos.
Carros voadores e elétricos
A primeira curiosidade que ocorre em relação aos novos carros voadores é com relação a sua matéria-prima de locomoção.
Nesse caso, os eVTOLS (Electric Vertical Take-Off and Landing ou Decolagem e Aterragem Vertical Elétrica), utilizam a energia elétrica como fonte de movimento.
A opção acontece em detrimento da utilização de combustíveis fósseis como por exemplo a gasolina.
Pouso e decolagem vertical
Como a própria definição dos eVTOLS adianta, a subida e descida (estacionamento) desses veículos ocorrerá de maneira vertical.
Com isso, a ‘’aeronave’’ pode decolar e pousar sem a necessidade de uma pista de decolagem ou aterrissagem, como acontece por exemplo com os aviões mais comuns.
Carro ou helicóptero?
Quanto ao design, os primeiros carros voadores ainda se assemelham aos helicópteros como conhecemos.
Apesar disso, a criação desses veículos são voltadas para classificação como ‘’carros voadores’’ por conta da estrutura de viagem urbana desenvolvida, como ocorre com os modelos convencionais.
Novos ‘’táxis’’
Além do fato de representarem o futuro do conceito mundial de carros, os eVTOLS tendem a ocupar o espaço dos táxis terrestres que conhecemos agora.
Em outras palavras, os carros voadores surgem como uma possibilidade extremamente adequada ao transporte de passageiros.
Dessa forma, os novos veículos atenderiam principalmente ao dinamismo da locomoção em maior escala da população e não propriamente o transporte individual, como ocorre por exemplo, com carros e motos convencionais.
Tal conceito tem levado à movimentações prévias de empresas de viagem urbana, ao passo que a Uber já começa a planejar jornadas com esses modelos.
Aqui tem mais sobre o assunto: Carro voador terá fábrica no Brasil; saiba aonde
Produção
O que pareceu utopia por muito tempo está prestes a se realizar.
Isso porque, em âmbito mundial, os Estados Unidos já anunciaram a projeção de começar a fabricar carros voadores em larga escala a partir de 2026, após os testes finais que estão em curso.
Da mesma forma, o Brasil, através da Embraer, também já informou que espera começar a utilizar os novos veículos em quatro anos.