5 cuidados essenciais que garantem a segurança dos pneus durante longas viagens

A falta de revisão dos pneus é um fator determinante para os acidentes, visto que são os únicos elementos do veículo em contato com o solo. Daí a necessidade de atenção constante à segurança dos pneus. 

A segurança dos pneus garante a sua segurança e dos demais usuários das vias - Foto: Freepik

 

A segurança dos pneus garante a sua segurança e dos demais usuários das vias – Foto: Freepik

 

Cuidados com a segurança dos pneus 

A Zapay, startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos, nos ajudou a desenvolver este post com os 5 pontos de atenção com os pneus: 

1. Revisão

Comece com o alinhamento e balanceamento. Nem sempre é necessário fazer esses procedimentos de forma recorrente, mas se sentir qualquer puxada, visite o borracheiro ou centro automotivo de sua confiança. 

Outro ponto de atenção é a calibragem de pneus, a fim de assegurar a pressão ideal para as condições de uso do automóvel.

Cada tipo de veículo demanda a pressão ideal de calibragem, portanto veja no manual do veículo (ou pesquise na internet) qual as especificações técnicas para cada situação.

Além disso, não esqueça o estepe, que deve ser verificado sempre.  

2. Avaliação do estado dos pneus

Sempre avalie o estado dos pneus, pois se houver desgaste, bolhas ou rasgos, deve ser substituído com urgência

A Zapay também destaca a necessidade de observar o Tread Wear Indicator (TWI), que é um indicador de desgaste de rodagem dos pneus.

O TWI pode ser verificado na banda de rodagem como um pequeno relevo entre os sulcos de cada pneu. 

Desse modo, quando os sulcos atingem o nível do TWI, significa que o pneu atingiu 1,6 milímetros de desgaste, nível máximo permitido para circulação. 

Mais do que isso, pode gerar multa grave ao condutor se flagrado transitando em tais condições.

3. Pneus adequados para diferentes estradas

Essa questão pode te pegar de surpresa: como assim pneu certo? Existem pneus específicos para passeio e outros mais apropriados para viagens mais longas. 

É algo que exige um pouco de planejamento, uma vez que saber o melhor pneu para cada caso vai depender do percurso que será feito. 

Não se esqueça de calibrar sempre (incluindo o estepe) Foto: Garagem 360

 

Não se esqueça de calibrar sempre (incluindo o estepe) Foto: Garagem360

 

Por exemplo, uma estrada com muitos buracos vai exigir um pneu com alta severidade. Porém, no caso de uma viagem feita em uma estrada boa, é possível usar um pneu de média severidade. 

A regra é simples: quanto mais buracos houver nas pistas, mais estáveis os pneus devem ser para garantir segurança e estabilidade.

4. Bandas de rodagem

A banda de rodagem é a superfície do pneu, onde toca o sol, ou seja, a parte mais externa do pneu. 

Qualquer desgaste irregular é motivo para ligar o alerta. O motivo pode ser pressão de ar incorreta, falta de balanceamento, assim como alinhamento nas rodas ou na suspensão.

A princípio, o desenho da banda de rodagem dos quatro pneus deve ser semelhante. Isso ajuda o veículo a manter um desempenho linear, principalmente em dias de chuva.

5. A troca vai aumentar a segurança dos pneus

A Zapay ressalta que mesmo após seguir todas as dicas, o motorista perceber que chegou o momento de fazer a substituição dos pneus, é importante não hesitar em fazer essa troca. 

Não se trata de um custo, mas sim de um investimento em segurança. Daí a necessidade de estar atento às orientações do fabricante, assim como do profissional de confiança para fazer uma avaliação especializada.

Você pode gostar: Listamos os melhores carros para aprender a dirigir

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar