4 dicas de como diminuir os gastos com os combustíveis
Veja dicas para colocar em prática e diminuir os gastos com os combustíveis, em época de gasolina e etanol em alta.
Mesmo com os últimos reajustes de redução no preço da gasolina, os combustíveis ainda estão em patamares elevados. Diante desse cenário, veja 4 dicas para diminuir os gastos.
Combustíveis: veja 4 dicas para diminuir os gastos
O Brasil tem sofrido com o alto preço dos combustíveis. Com isso, tornar mais eficiente e encontrar formas para reduzir o consumo da gasolina, do etanol ou do diesel é o grande desafio que os condutores e gestores de frota enfrentam diariamente.
De acordo com o último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), que analisou a variação no preço médio dos combustíveis nos primeiros dias de agosto, o valor do litro da gasolina recuou 9,59%, se comparado à média de julho, e fechou o período a R$ 5,88.
Já o etanol, apresentou redução de 9,54%, também em relação ao mês anterior, e foi comercializado ao valor médio de R$ 4,98.
Mesmo com as reduções, o valor dos combustíveis ainda estão em níveis elevados. A boa notícia é que é possível reduzir o consumo de combustível em até 35% com práticas simples na direção, a começar pela escolha do próprio carro. O Garagem360 junto com a LeasePlan, separou 4 dicas essenciais:
1 – Escolha carros mais econômicos e mais eficientes
Conforme apresenta o ranking anual do Inmetro, alguns veículos com menor consumo energético garantem uma maior autonomia do combustível. Existem modelos que chegam a fazer 12 km por litro na cidade.
2 – Mantenha a revisão em dia
Quando falamos em consumo, é essencial manter o carro em ordem. Por isso, filtro de ar, de combustível, velas, alinhamento, balanceamento e a calibragem dos pneus precisam estar em dia.
No caso dos pneus, o ideal é que a calibragem seja feita uma vez por semana, de acordo com o que indica o manual do veículo. Assim como uma bicicleta com o pneu murcho, um carro com os pneus não calibrados faz mais esforço e, logo, consome demais.
3 – Tenha uma direção progressiva e segura
Para dirigir de forma segura e ritmada, é necessário que a condução não tenha aceleradas e freadas bruscas, sempre mantendo o ritmo do carro. O desempenho do carro é maior se o motorista deixar o veículo sem acelerar e engrenado.
Além da direção progressiva, respeitar os limites de velocidade também é um fator importante para reduzir o consumo do combustível. Um exemplo, é que um carro a 100 km/h consome 20% mais do que um a 80 km/h. Por isso, a direção preventiva é o caminho para evitar acidentes, além de garantir uma melhor performance do veículo.
4 – Não “estique” marchas
O uso do câmbio deve ser suave. Mantenha a rotação do motor entre 1.500 rpm e, no máximo, 2.500rpm. Para isso, tire o pé do acelerador!
Pise até chegar a um quarto ou um terço do pedal do acelerador e, então, troque de marcha. Com isso, não há tanta alteração na rotação e o veículo consome menos.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.