No início de junho, o Inmetro divulgou o novo relatório com dados dos carros mais econômicos de 2022 acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o PBE, veja os detalhes.
Carros mais econômicos de 2022: Renault Kwid e Peugeot 208 são destaques
Com o constante aumento de preço dos combustíveis, ao decidir comprar um carro, o fator economia de combustível deve ser levado em consideração.
O Inmetro divulgou no dia primeiro de junho, o mais recente levantamento dos carros mais econômicos de 2022, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o PBE.
VEJA TAMBÉM
O relatório é composto por 671 veículos comercializados no mercado nacional, onde abrange os carros de passeio leves, de 33 montadoras distintas.
A atualização da lista abrange tanto os veículos lançados esse ano, como é o caso do Novo Peugeot 208 com motor 1.0, por exemplo.
Bem como os carros que já integravam a lista no ano passado, porém que tiveram reajuste na mecânica para se adequar ao Proconve L7, a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que passou a vigorar em janeiro.
Dessa forma, confira quais são os 10 carros mais econômicos do país. O levantamento é feito com base no menor consumo em MJ/Km (megajoules por quilômetro). Além disso, a lista desconsidera os veículos com propulsor híbrido ou elétrico.
Por fim, é válido destacar que após os testes feitos pelo Inmetro, os carros recebem uma nota de A a E, sendo A o mais econômico e eficiente, enquanto o E é o menos econômico. Como curiosidade, todos os veículos da lista receberam nota B, e os modelos apresentados são hatches e sedãs.
Os 10 modelos mais econômicos do Brasil:
1 – Renault Kwid Zen 1.0 flex
Consumo energético: 1,36 MJ/km
Consumo na cidade: 10,8 km/l (etanol) / 15,3 km/l (gasolina)
Consumo da estrada: 11 km/l (etanol) / 15,7 km/l (gasolina)
2 – Peugeot 208 Like 1.0
Consumo energético – 1,37 MJ/km
Consumo cidade – 10,4 km/l (etanol) / 14,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 11,3 km/l (etanol) / 16,3 km/l (gasolina)
3 – Chevrolet Onix Plus LT 1.0 flex
Consumo energético – 1,38 MJ/km
Consumo cidade – 9,6 km/l (etanol) / 13,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 12,5 km/l (etanol) / 17,6 km/l (gasolina)
4 – Chevrolet Onix 1.0 flex
Consumo energético – 1,42 MJ/km
Consumo cidade – 9,5 km/l (etanol) / 13,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 12 km/l (etanol) /16,6 km/l (gasolina)
5 – Fiat Argo Drive 1.0 flex
Consumo energético – 1,43 MJ/km
Consumo cidade – 9,8 km/l (etanol) / 14,1 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 11 km/l (etanol) / 15,8 km/l (gasolina)
6 – Hyundai HB20 Platinum 1.0 turbo flex
Consumo energético – 1,47 MJ/km
Consumo cidade – 9,5 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 10,9 km/l (etanol) / 15,5 km/l (gasolina)
7 – Volkswagen Voyage 1.0 flex
Consumo energético – 1,47 MJ/km
Consumo cidade – 9,5 km/l (etanol) / 13,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 10,9 km/l (etanol) / 15,5 km/l (gasolina)
8 – Renault Sandero S Edition 1.0 flex
Consumo energético – 1,48 MJ/km
Consumo cidade – 10 km/l (etanol) / 13,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 10,2 km/l (etanol) / 14,7 km/l (gasolina)
9 – Volkswagen Gol 1.0 flex
Consumo energético – 1,49 MJ/km
Consumo cidade – 9,4 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 10,7 km/l (etanol) / 15,2 km/l (gasolina)
10 – Fiat Cronos 1.3 flex
Consumo energético – 1,50 MJ/km
Consumo cidade – 9,1 km/l (etanol) / 13 km/l (gasolina
Consumo estrada – 11,2 km/l (etanol) / 15,9 km/l (gasolina)